Compartilhe este texto

Corpo de Francisco Cuoco é velado com presença de fãs em São Paulo

Por Folha de São Paulo

20/06/2025 9h30 — em
Arte e Cultura



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A despedida de Francisco Cuoco, morto aos 91 anos, começou cedo nesta sexta-feira (20). O corpo do ator já estava na Casa Daphnis de Freitas Valle, casarão histórico onde hoje funciona uma funerária, nos arredores da avenida Paulista, às 7h, quando o velório estava marcado para começar.

Houve demora no preparo da sala, porém, e a cerimônia só teve início cerca de 30 minutos depois. Cuoco é velado por seus familiares, que não autorizaram fotografias da ocasião.

Os primeiros fãs chegaram ao velório, aberto ao público, por volta das 8h10. Eles completavam o circuito montado pela funerária com rapidez e deixavam o local —alguns, em boa parte mulheres mais velhas, visivelmente emocionados.

"Eu assisti a todas as novelas dele, desde os anos 1970. Ele era tudo de bom. Lembro muito do programa Só o Amor Constrói, da novela ‘Selva de Pedra’. Essa foi demais", diz a aposentada Alice Gonzaga de Jesus, de 69 anos.

"Eu tenho 60 anos, então acompanhei ele desde muito cedo. Estava de passagem por São Paulo e vim me despedir", diz Solange Sato, que trabalha na área da saúde em Curitiba.

Três viaturas da GCM, a Guarda Civil Metropolitana, ficaram posicionadas em frente ao casarão da Bela Vista, na zona oeste de São Paulo, ao longo da manhã, para acompanhar a movimentação. Não havia, porém, grande aglomeração de fãs ou curiosos.

Um dos maiores galãs da televisão brasileira e figura indissociável das telenovelas, astro de folhetins como "Selva de Pedra" e "Pecado Capital", Cuoco morreu depois de passar cerca de 20 dias internado no hospital Albert Einstein.

O ator paulistano sofria de diversos problemas de saúde e estava sedado depois de contrair uma infecção causada por um ferimento. A causa da morte foi uma falência múltipla dos órgãos.

O velório deve se encerrar às 15h, quando o corpo será encaminhado para cerimônia de sepultamento reservada a amigos e familiares e marcada para as 16h.

Cuoco deixa três filhos, Rodrigo, Diogo e Tatiana, que mora em Londres e veio visitar o pai no hospital, mas quando ele já estava sem consciência.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Arte e Cultura

+ Arte e Cultura