Compartilhe este texto

Ciclo de Cinema e Psicanálise promove sessão do filme 'Baby', no MIS, em São Paulo

Por Folha de São Paulo

08/05/2025 10h30 — em
Arte e Cultura



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Na terça-feira (13), às 19h, o Museu da Imagem e do Som (MIS) exibe o filme "Baby", de 2024, segundo longa-metragem de Marcelo Caetano, que estreou com "Corpo Elétrico", em 2017. A sessão integra o Ciclo de Cinema e Psicanálise, parceria entre a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) e o MIS, com apoio da Folha.

A produção, filmada no centro da capital paulista, narra a paixão cheia de nuances entre Wellington, interpretado por João Pedro Mariano, e Ronaldo, vivido por Ricardo Teodoro, premiado como ator revelação na 63ª Semana da Crítica, no Festival de Cannes de 2024.

Na trama, Wellington, um rapaz de 18 anos recém-libertado de um centro de detenção juvenil, conhece Ronaldo, um garoto de programa na faixa dos 40 anos que o ensina formas de sobrevivência.

Em busca de liberdade e da realização de seus desejos, os dois percorrem as ruas da cidade num movimento constante, atravessando o caos urbano com gestos de amizade e cumplicidade.

A narrativa se insere no chamado cinema de afetos, que retrata personagens tradicionalmente marginalizados não apenas como vítimas, mas como sujeitos resistentes que formam redes afetivas para enfrentar a exclusão social.

Nas palavras de Marcelo Caetano, o filme é "uma carta cheia de paixão e dor ao centro de São Paulo", cenário que o cineasta filma há mais de 15 anos

Com a mediação da psicanalista Luciana Saddi, o debate após a sessão conta com a participação de Alexandro Henrique Paixão, psicanalista, membro associado da SBPSP e professor livre-docente na Faculdade de Educação da Unicamp, e Renan Quinalha, professor de direito na Unifesp e autor do livro "Movimento LGBTI+: Uma Breve História do Século 19 aos Nossos Dias", publicado pela editora Autêntica, em 2022.

O evento acontece no auditório do MIS e os ingressos ficam disponíveis para retirada gratuita na bilheteria com uma hora de antecedência.

CICLO DE CINEMA E PSICANÁLISE - FILME 'BABY'

- Quando 13 de maio, às 19h

- Onde Museu da Imagem e do Som (MIS)

- Preço Gratuito, com retirada de ingressos na bilheteria uma hora antes


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Arte e Cultura

+ Arte e Cultura