IBGE suspende coleta presencial para apuração de índices de preços por coronavírus

Por Portal do Holanda

18/03/2020 9h45 — em Brasil

O IBGE decidiu suspender a coleta presencial de preços nos locais de compra para a apuração dos índices de preços IPCA, IPCA-15, IPCA-E e INPC, de acordo com comunicado.

"O IBGE segue estudando alternativas para a realização da pesquisa de modo que não envolvam a coleta de preços, presencialmente, nos locais de compra", disse o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o UOL, o instituto explicou que qualquer opção será antes testada e validada para assegurar os padrões de qualidade e excelência do corpo técnico do IBGE. 

Por enquanto, segundo a assessoria de imprensa do IBGE, a divulgação do IPCA-15 de março na quarta-feira da semana que vem está mantida. 

Na terça-feira o IBGE adiou o Censo Demográfico de 2020 para 2021, atribuindo a decisão ao avanço do coronavírus, que poderia por em risco recenseadores e domicílios pesquisados.

O instituto também informou na véspera que decidiu suspender a coleta domiciliar presencial da PNAD Contínua, que apura a taxa de desemprego do país. O dado de fevereiro, cuja divulgação está marcada pra 31 de março, será apresentado normalmente porque a coleta já está pronta, segundo o IBGE.

"O IBGE segue estudando alternativas para a realização da pesquisa de modo que não envolvam visitas a domicílios", disse.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Brasil