Compartilhe este texto

Assalto a caixas eletrônicos agora é virtual

Por Portal Do Holanda

17/02/2016 9h07 — em
Tecnologia



Criminosos virtuais estão atacando instituições financeiras para efetivar transações de saques ilegítimos com a utilização de grupos já conhecidos como o Carbanak, versão Carbanak 2.0. Outros grupos que agem infiltrando software maliciosos em servidores bancários como Metel e o GCMAN também estão em atividade, informa a empresa de segurança em informática Kaspersky Lab.

Os ataques são efetivados com o uso de malware oculto e personalizado em conjunto com software legítimos e esquemas sofisticados para fazer saques em caixas eletrônicos. De acordo com o site TI inside, os criminosos virtuais se apropriam dos servidores de bancos que gerenciam transações financeira e automatizam a reversão de transações em caixas eletrônicos, o que possibilita a não alteração dos saldos dos cartões de débitos usados no golpe. De acordo com a Kaspersky Lab, os ataque foram cometidos na Rússia usando os mesmos cartões de débito emitidos pelos bancos que tiveram suas rotinas de informática comprometidas, porém nada impede que os grupos possam atacar em outros países, onde os bancos já foram alertados para esse tipo de ataque, que acontece, também, por meio de falhas no navegador da vítima.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: APT, ataque, banco, Carbanak, informática, Kaspersky Lab, segurança, Tecnologia

+ Tecnologia