Compartilhe este texto

Deputado defende investigação na Amazonas Energia

Por Portal Do Holanda

04/12/2013 15h54 — em



Após receber denúncias sobre a falta de energia elétrica em, pelo menos, cinco bairros das zonas Centro-Sul e Norte de Manaus, o deputado estadual Marcos Rotta cobrou, nesta quarta-feira, política eficaz de distribuição de energia e defendeu que a Amazonas Energia seja investigada.

Os bairros, segundo Rotta, sofreram interrupção no fornecimento de energia das 22h de terça-feira até as 3h desta quarta-feira. “Após duas horas sem energia, entrei em contato com a empresa por meio do call center e a atendente informou que não havia registros da falta de energia nos locais citados por mim”, afirmou Rotta.

“É um absurdo, em plena era tecnológica, uma prestadora de serviço não ter meios para identificar um apagão na cidade. Isso é inadmissível. O pior é que, desta vez, não houve vendaval, temporal ou furacão que justificasse um apagão de cinco horas”, lamentou Rotta.

Na avaliação do líder, é difícil para o Estado continuar convivendo com essa falta de comprometimento da Amazonas Energia. “Isso depõe contra o desenvolvimento do nosso Estado, gera prejuízos à sociedade, à economia e, principalmente, transtornos às unidades de saúde”, comentou Rotta, ao ressaltar que, em parceria com diversos órgãos de defesa do consumidor, já chamou a concessionária à sua responsabilidade, mas até o momento a empresa não cumpriu com o seu papel, que é de prestar bons serviços ao Estado.

O parlamentar enumerou as diversas ações da Comissão de Defesa do Consumidor e de outros órgãos de defesa do consumidor contra a Amazonas Energia, como ações judiciais, abertura de processos administrativos no Procon-AM e aplicação de multa e até um Inquérito Civil Investigatório, em andamento no Ministério Público do Estado. “No entanto, apesar dos inúmeros esforços, a concessionária continua prestando um serviço falho de distribuição de energia elétrica”.

“Pelo montante de investimentos já anunciado, essa concessionária já teve todas as condições financeiras para sair do caos em que se encontra, mas não obteve nenhum resultado. Ou se obteve, nenhum foi direcionado a beneficiar o consumidor, que segue sofrendo com os sucessivos apagões”, ressaltou Rotta.

Distribuição

Rotta aproveitou para falar sobre os lucros da Amazonas Energia. Segundo ele, 80% da energia produzida vêm das produtoras independentes. “Isso prova que a concessionária é incapaz de gerar a própria energia, por isso compra das produtoras. Logo, se a empresa não produz, concluo também que ela é incapaz de criar uma política de distribuição eficaz de energia, que é o que sobra para a concessionária gerenciar”, lamentou.

O parlamentar afirmou ainda que irá sugerir que o nome da empresa seja alterado. “Vou defender que se retire do nome da concessionária a palavra Amazonas, uma vez que isso associa o nosso Estado a uma empresa incompetente e irresponsável, que deve mais de R$ 1bilhão em ICMS ao Estado", comentou Rotta.

 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Apagão, blecaute, eletrobras, energia, Manaus, zona leste, zona norte

+