Siga o Portal do Holanda

Brasil

Jovem tem trambose cerebral por causa anticoncepcional e relato bomba na web

Publicado

em

A universitária Juliana Bardella precisou ser internada às pressas após fortes dores e incapacidade de executar tarefas do cotidiano. A jovem, que mora em Botucatu (SP), foi diagnosticada com trombose venosa cerebral causa pelo uso de anticoncepcional.

Juliana já recebeu alta e fez um relato na internet para alertar outras mulheres. O post viralizou e já tem mais de 20 mil compartilhamentos. "Alguns minutos depois peguei o celular para fazer uma ligação, mas foi muito difícil, fiquei muito tempo olhando para a tela sem saber o que fazer, como se tivesse esquecido como manusear um telefone. Deixei o celular de lado e fui ao banheiro, e para o meu maior desespero não sabia mais usar o banheiro, fiquei olhando pela porta e não sabia mais por onde começar, como isso era possível?", escreveu.

"Foi um choque, não consegui entender bem o que estava acontecendo, o médico me perguntou se eu tomava anticoncepcional, eu disse que sim, há cinco anos, e então ele disse que essa poderia ser a causa do problema", continuou.

Depois de dias internada, Juliana teve a confirmação de que o problema de saúde tinha sido pelo anticoncepcional. "Três ginecologistas diferentes, e nenhum me alertou sobre a trombose, mesmo perguntando a respeito, nenhum falou que seria um risco. Não tenho histórico familiar, não sou fumante, e os exames de sangue estavam normais, não tinha predisposição a ter trombose", destacou.

Segundo o "G1 Bauru", o contraceptivo usado por Juliana durante 5 anos é o Yaz. O fabricante do medicamento, laboratório Bayer,  informou em nota que "os benefícios dos contraceptivos hormonais combinados na prevenção da gravidez não planejada continuam a superar os riscos e que a possibilidade de tromboembolismo venoso (TEV), associada ao uso de contraceptivos hormonais combinados, é pequena".

Facções criminosas com poder de influenciar eleição para prefeito de Manaus

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.