Compartilhe este texto

Seduc e Semed iniciam transferências para alunos neste sábado

Por Portal Do Holanda

05/01/2017 14h09 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Os alunos da rede pública estadual e municipal que estudaram no ano letivo 2016 poderam tentar fazer transferência de unidade a partir deste sábado (8). O processo pode ser feito até a quinta-feira(12).

O precesso será feito através de site específico www.matrículas.am.gov.br ou pelo aplicativo Matrículas Amazonas, que já está disponível para ps sistemas Android e iOS.

Quem ainda preferir o atendimento presencial deve seguir o calendário. Na próxima segunda-feira (9), o atendimento será destinado aos alunos da Educação Infantil; na terça-feira (10), será para os alunos do Ensino Fundamental e EJA (1º ao 5º ano); na quarta (11), para estudantes do Ensino Fundamental e EJA (6º ao 9º ano); e na quinta (12), o atendimento será direcionado aos estudantes do Ensino Médio e EJA.

Para efetivar a transferência, os pais ou responsáveis pelos estudantes deverão, obrigatoriamente, comparecer à escola em que obteve a vaga, em até 3 dias úteis, com a documentação necessária para efetivar a matrícula. Mas todo esse processo deve ser feito depois de fazer a solicitação de transferência.

Reordenamento

Nesta quinta e sexta-feira (5 e 6 de janeiro), o atendimento será direcionado ao reordenamento, ou seja, o encaminhamento de alunos de escolas sem continuidade de ensino para outra escola, garantindo a continuidade de ensino do estudante.

Para este atendimento, é necessário que os pais ou responsáveis compareçam na escola em que seu filho foi direcionado, levando os documentos necessários, e confirme a matrícula. A Seduc orienta a população a confirmar a matrícula, mesmo que não tenha interesse que o aluno estude na escola designada.

“A nossa orientação é que os pais confirmem a matrícula na escola em que o seu filho foi encaminhado e, se não desejarem que ele permaneça matriculado na unidade de ensino, aguardem até o dia 7 de janeiro para solicitar a transferência. Isso é extremamente importante para que o estudante não corra o risco de ficar sem uma vaga”, disse a coordenadora da gerência de matrículas.

Novos Alunos

O atendimento a novos alunos, aqueles que estão entrando na rede estadual ou municipal, iniciará no dia 13 de janeiro. A partir desta data, os pais ou responsáveis já poderão garantir a reserva de vaga, lembrando que esse procedimento tem validade de três dias úteis. Caso não haja confirmação de matrícula neste período, a vaga estará novamente disponível no sistema.

Para o ano de 2017, o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus ofertarão 183.647 vagas em escolas da rede pública de ensino.  Do total de vagas ofertadas, 136.830 serão disponibilizadas pela Seduc em suas escolas estaduais e 46.817 pela Semed. Das vagas para a rede estadual, 65.573 são destinadas às escolas da capital e 71.257 para as unidades de ensino do interior do Estado.  As aulas do ano letivo de 2017 terão início no dia 6 de fevereiro para a rede estadual e 3 de fevereiro para a rede municipal de Manaus.

Documentos necessários para a matrícula

No ato da matrícula, os pais ou responsáveis pelos estudantes deverão comparecer à escola em que obteve a vaga e apresentar os seguintes documentos: comprovante de escolaridade original – guia de transferência ou histórico escolar ou ainda a declaração de transferência com validade de 30 dias; certidão de nascimento (original e cópia); CPF e RG (original e cópia) do responsável pelo aluno menor de idade, obrigatório para os alunos do ensino médio e para os alunos maiores de 18 anos de qualquer ensino; cópia do comprovante de residência (fatura de água, energia elétrica ou de telefone do último mês que anteceder a matrícula); cópia do cartão de vacinação; duas fotos 3×4 recentes; original e cópia do documento de identificação (com foto) do responsável pela matrícula.

Cronograma

Reordenamento – 5 e 6 de janeiro de 2017

Transferência – a partir do dia 7 de janeiro de 2017

Atendimento a novos alunos – a partir do dia 13 de janeiro de 2017


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: ano letivo 2017, Seduc, transferência, Amazonas

+ Amazonas