Anemia por deficiência de ácido fólico e B12

Por Estadao Conteudo / Portal do Holanda

24/02/2017 6h22 — em

O ácido fólico (folato) e a vitamina B12 (cobalamina) atuam independentemente na formação dos glóbulos vermelhos normais e na produção de um componente essencial do DNA, a timina. A carência de uma destas vitaminas provoca uma anemia grave (como a anemia perniciosa), em que há um escasso número de glóbulos vermelhos. Os sintomas incluem palidez, fraqueza, redução da secreção de ácido no estômago e lesões nervosas (neuropatias). Estas últimas produzem-se principalmente no caso da carência de vitamina B12.

A anemia perniciosa (anemia provocada por deficiência de vitamina B12) é uma perturbação em que esta vitamina não pode ser absorvida porque o estômago não produz o fator intrínseco, o qual se combinaria com a vitamina B12 e a transportaria para o sangue. Esta anemia produz-se por vezes porque um sistema imune hiperativo ataca as células do estômago que produzem o fator intrínseco (uma reação auto-imune).

A deficiência de ácido fólico pode apresentar-se em mulheres grávidas com alimentação carente de vegetais verdes e legumes. As crianças pequenas podem desenvolver esta deficiência se a sua alimentação for pobre em ácido fólico. O tratamento da anemia perniciosa consiste em injecções mensais de vitamina B12. O tratamento da carência de ácido fólico consiste na sua administração por via oral.

Referência:

http://www.manuaismsd.pt/?id=161&cn=1256


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+