José Melo e Amazonino Mendes destacam papel da UEA nos últimos 15 anos

Por Portal do Holanda

01/03/2016 0h06 — em Amazonas

O governador José Melo abriu o ano letivo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA, nesta segunda-feira (29), em evento que marca o início das comemorações dos 15 anos da instituição. O evento contou com a participação do ex-governador Amazonino Mendes, criador da UEA, que foi homenageado ao lado de ex-reitores da instituição.

“A UEA que num determinado momento cumpriu com uma missão fundamental, que foi qualificar os professores que não tinham habilitação específica – resultado de tudo isso foi um aumento significativo da qualidade da educação –, agora, vai cumprir uma outra tarefa histórica, que é produzir o conhecimento, a massa crítica para esse novo momento do Amazonas, que é explorar, de forma sustentável, o que a floresta tem”, observou Melo.



Para o reitor Cleinaldo Almeida Costa, a UEA completa 15 anos em um  momento crucial para o seu processo de maturidade. Segundo ele, a instituição se tornou uma potência regional em ensino superior. Nesse período, 46 mil pessoas foram graduadas pela universidade e outras 26 mil estão matriculadas em 37 cursos de graduação. A universidade também possui mais de 100 cursos de pós-graduação Lato Sensu, nove de mestrado e quatro de doutorado.



Amazonino, que em 2001 criou a universidade, se declarou emocionado ao ouvir de José Melo que a instituição está voltada para as questões amazônicas, conforme ele planejou no ato de sua criação, mas que não teve tempo para realizar, uma vez que deixou o governo dois anos depois.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas