Presidente dos Estados Unidos é pressionado à ajudar a Amazônia

Por Portal do Holanda

02/02/2021 15h51 — em Amazônia

Foto: Reprodução via Twitter @JoeBiden

O mais novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden já vem sendo cobrado a realizar sua promessa de campanha de defender a Amazônia. No comunicado, o grupo ressalta algumas motivos indispensáveis para a preservação da floresta, como o fato da Amazônia reter mais carbono do que o mundo emite ao longo dos anos.

Uma “ameaça” de uma nova pandemia também é citada: “O desmatamento na Amazônia corre o risco de desencadear uma nova pandemia global, uma vez que a maioria das novas doenças infecciosas surge na fronteira da floresta, onde as pessoas e a vida selvagem colidem”, justifica o grupo.

O documento ainda reconhece que governos da região, como o do Brasil, não têm os mesmos objetivos de preservação, mas entende que é preciso trabalhar em conjunto para incentivar a proteção da floresta.

“Obviamente, os esforços para proteger a Amazônia devem beneficiar os países, comunidades e pessoas que dependem da floresta na região, contribuindo para seu desenvolvimento sustentável. Quando o consenso se mostrar ilusório, seu governo precisará trabalhar com aliados globais para criar novos incentivos e desincentivos para defender os interesses vitais dos EUA, como você explicou corretamente durante a campanha”.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazônia