Compartilhe este texto

O café é a resposta contra o avanço da pecuária na Amazônia

Por Portal Do Holanda

14/01/2021 12h03 — em
Amazônia


Foto: Pixabay/Os grãos do Café Apuí Agroflorestal começaram a ser recentemente exportados para a Europa.

Apuí, no sul do Amazonas, vem produzindo desde 2012 o primeiro café agroecológico da Amazônia. O município é uma das principais frentes de avanço da pecuária na Amazônia, está entre os dez municípios com a maior taxa de desmatamento na região.

Surgiu, assim, a ideia de criar em Apuí um modelo de lavoura cafeeira baseada no sistema agroflorestal (SAF), onde um cultivo agrícola é desenvolvido em consórcio com outras espécies vegetais. Inicialmente, cada produtor recebeu apoio para a recuperação de 1 hectare de cafezais, o que incluiu a distribuição de 10 mil mudas de espécies amazônicas nos dois primeiros anos.

Projetos desenvolvidos na região também ajudam a fomentar outras cadeias produtivas. Investir no desenvolvimento social também é uma forma de resistir à grilagem e ao desmatamento para pasto extensivo e com investimentos do terceiro setor, o projeto liderado pelo Idesam pretende agregar 200 agricultores familiares nos próximos três anos.

Os estudos realizados por pesquisadores da Wageningen University, na Holanda, e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, mostraram que sistemas agroflorestais diminuem o impacto das mudanças climáticas sobre a produção do café.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazônia

+ Amazônia