Cientistas alertam que a Amazônia pode piorar a situação climática

Por Portal do Holanda

19/03/2021 10h17 — em Amazônia

Foto: Pixabay/Floresta amazônica não está mais armazenando carbono para nosso planeta, aponta novo estudo. Em vez disso, está contribuindo para o aquecimento.

Cientistas consideram uma mudança climática, que cada vez mais, vem afetando o mundo de diversas formas e crescendo, tornando nossa existência mais difícil. Essa mudança climática é causa pelas ações do homem no meio ambiente, o que não chega a ser uma novidade pra ninguém.

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo e está em risco de colapso. A floresta parece ser a peça principal para esse problema, causada por nós mesmos. A situação é pior do que se possa imaginar, e o futuro da Amazônia parece ser um desmatamento sem freio.

O novo estudo avaliou a influência que a Bacia Amazônica tem no clima global até os dias de hoje. No meio disso, foi descoberto que, com os incêndios, secas e desmatamento, a floresta acaba liberando mais gases que retêm o calor do que os armazena. Isso acontece tanto nas plantas como no solo da floresta.

A Amazônia está aquecendo cada vez mais atmosfera da Terra ao invés de refriá-la. E isso tende a crescer cada vez mais, de acordo com os 30 pesquisadores do estudo. Essa pesquisa é uma das mais importantes e sérias devido ao estudo intensivo dos gases do aquecimento climático.

Além desse problema, os cientistas têm outra preocupação quanto a Amazônia, que é o aumento das atividades de desmatamento ilegal. Já que a região caminha em direção à um ponto de inflexão catastrófico. A essa altura, a floresta se aproxima de se tornar um ecossistema extremamente seco.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazônia