Bolsonaro afirma que "a Amazônia não pode pegar fogo pois é úmida"

Por Portal do Holanda

10/02/2021 14h17 — em Amazônia

Foto: Twitter @JairBolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro, declarou na segunda-feira (8), que a Amazônia é úmida e que, devido a isso, pode pegar fogo. A “afirmação” foi feita a um apoiador na saída do Palácio da Alvorada. O homem disse ter provas de ações do governo nas áreas de queimada. Então o presidente disparou: "A Amazônia, a bacia amazônica pega fogo? Não pega fogo. Nem se você pegar o fósforo, o álcool, é difícil pegar fogo. É úmida, não pega fogo”. 

Em agosto de 2020, ao participar da 2ª Cúpula Presidencial do Pacto de Letícia, que comanda a preservação dos recursos naturais da região Amazônica, o chefe do Executivo teceu comentário semelhante: "Até mesmo pela sua pujança, bem como por ser floresta úmida, não pega fogo.”.

O presidente também já reforçou a tese e culpou moradores locais e indígenas por focos de incêndio. "Os incêndios acontecem praticamente nos mesmos lugares, no entorno leste da Floresta, onde o caboclo e o índio queimam seus roçados em busca de sua sobrevivência, em áreas já desmatadas". 

Instituto Nacional de Estudos Espaciais (Inpe) divulgou no começo do mês que alertas de desmatamento atingiram 216 quilômetros quadrados (km²) em dezembro do ano passado. A área é 14% maior do que a verificada no mesmo mês de 2019 e fecha o ano de 2020 com um total de 8.426 km².
 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazônia