Zona norte ganha novo PAC até 2015

Por

11/07/2014 14h58 — em Amazonas

A zona norte vai ganhar um novo Pronto Atendimento ao Cidadão até o primeiro semestre de 2015. Com uma estrutura ampla que mede mais de 3,5 mil metros quadrados, o prédio será um modelo para os demais postos e o primeiro com instalações próprias do Governo do Estado. O terreno está localizado na avenida Bispo Pedro Massa, sem número, conjunto Cidade Nova.

As negociações para a aquisição do terreno acontecem há um mês. A ouvidora geral do Estado, Zanele Teixeira, explica que o projeto inicial abrangia a reforma do atual prédio do PAC Cidade Nova. Porém, o secretário extraordinário de Estado, Evandro Melo, determinou à Superintendência Estadual de Habitação a liberação de um terreno para a edificação de um novo prédio do pronto atendimento. “Havia uma programação para a execução da reforma, porém, uma equipe técnica verificou que a instalação elétrica do prédio está comprometida e a estrutura física não suporta modificações. O novo local vai oferecer mais comodidade ao cidadão”, disse a ouvidora.

Segundo Zanele, o PAC modelo comportará 22 terminais de atendimento distribuídos entre guichês e unidades de serviços. No local, o cidadão vai continuar tendo acesso aos programas “Comunidade digital” e “Clínica oftalmológica”, que acontecem por meio de parcerias com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas e com o Instituto de Pesquisa e Assistência Oftalmológica da Amazônia. Uma das unidades que receberá maior atenção durante a construção do espaço é o Detran, por ser atualmente, um dos serviços de maior demanda. “A estrutura do Detran será uma das principais beneficiadas com um espaço mais vantajoso com relação às demais unidades por conta da maior procura pelos serviços oferecidos pela superintendência. A previsão de inauguração do PAC é no primeiro semestre de 2015”, adianta Zanele.

Em média 87 mil usuários são atendidos mensalmente no PAC Cidade Nova. Somente em junho deste ano cerca de 5 mil pessoas procuraram os serviços do Detran no posto da zona norte. A segunda maior demanda está concentrada na unidade da Setrab com o serviço do seguro-desemprego.

Reformas

Há um mês a Ouvidoria Geral do Estado deu início a um cronograma de reformas que envolvem os PAC’s Compensa, Alvorada e Educandos.

No PAC Compensa, as obras já estão em andamento. Neste posto haverá interrupção dos serviços no período de 21 de julho ao dia 18 de agosto. A ouvidora informa que durante os dias de manutenção o cidadão deverá procurar um pronto atendimento mais próximo. “O usuário será o principal beneficiado com essas manutenções. A partir de agosto as atividades voltam ao normal”, lembra.

Após o término das obras na Compensa, os próximos postos a receberem as obras são do bairro Alvorada, seguido do Educandos.
Até o próximo ano os municípios de Itacoatiara e Tefé também vão receber a estrutura do Pronto Atendimento ao Cidadão.