Zona leste terá reforço de mais um novo Distrito Integrado de Polícia
.jpg)
Como parte dos investimentos que o Governo do Amazonas têm destinado à segurança pública, o bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona leste da capital, irá ganhar um novo Distrito Integrado de Polícia. Mais amplo e com tecnologia de ponta, o 28º DIP, que fica na confluência das ruas Getúlio Vargas e 13 de Maio, facilitará o registro de ocorrências e outros atendimentos que são realizados nas delegacias. O novo DIP, a ser inaugurado até a próxima semana pelo governador Omar Aziz, representa a cobertura policial de cerca de seis mil domicílios em três bairros.
O novo prédio do 28º DIP, que abriga também a 28ª Companhia Interativa Comunitária, também faz parte da política de segurança executada por meio do programa Ronda no Bairro, com a integração de serviços e maior interação com a comunidade. A área de abrangência da nova unidade inclui em 100% o bairro Colônia Antônio Aleixo e cobertura de 45% do bairro Puraquequara e 22,5% do Distrito Industrial II, totalizando 23.120 habitantes.
.jpg)
Com um terreno de 11.877,47 m², sendo 924,79 m² de área construída, o 28º DIP recebeu aportes de R$ 2,7 milhões. Os recursos fazem parte dos investimentos que o Governo do Estado está fazendo na construção de 13 novos DIPs, ampliando para 30 o número de unidades na capital. Entre as unidades já entregues, após trabalhos de construção, reforma ou ampliação, estão 11º DIP (Coroado), 4º DIP (Grande Vitória), 30º DIP (João Paulo), 14º DIP (Grande Circular), o 9º DIP (São José) e o 29º DIP, inaugurado em abril deste ano pelo governador Omar Aziz no bairro do Mauazinho.
Como resultado dos investimentos para melhorar estruturar a área de segurança, em suporte ao programa Ronda no Bairro, a Secretaria Adjunta Executiva do Ronda no Bairro, vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública, aponta redução dos índices de criminalidade. Na zona leste, que receberá o novo DIP, houve redução de 70% na taxa de latrocínio, 46% em homicídio, 25% em roubo, 23% em furto e 20% na tentativa de homicídio, comparando o primeiro semestre desse ano com o mesmo período do ano anterior.
Prédio com acessibilidade - O novo prédio terá uma composição totalmente acessível, oferecendo comodidade à população que busca auxílio da polícia. Um elevador exclusivo está instalado para atender pessoas com dificuldade de locomoção, conforme determinação do governador Omar Aziz de garantir a acessibilidade. De acordo com a titular da Secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar, a obra será entregue pela empresa responsável, a Elétron Engenharia, com todos os móveis e utensílios necessários para o seu pleno funcionamento.
A unidade conta com dois pavimentos, é totalmente climatizada e dispõe de todas as acomodações necessárias para o atendimento da população. O prédio possui recepção, salas para os delegados, comandantes e subcomandantes, cartórios, auditórios, área para o conselho comunitário do bairro, sala de reconhecimento, vestiários e banheiros masculinos e femininos, refeitório, depósito de armas, recepção de presos, sala de identificação, celas e área de circulação, dentre outras. Aproximadamente 100 servidores trabalharão no novo prédio.
Trabalho social e preventivo – Um amplo trabalho social e preventivo está vinculado ao serviço ofertado nos Distritos de Polícia. Entre os projetos que estarão à disposição dos moradores dos bairros atendidos pelo 28º DIP está o “Formando Cidadão”, que oferece cursos de português, inglês e espanhol para jovens e adolescentes. Outro programa, o “Ame a Vida”, realizará palestras com temas sociais como trabalho infantil, abuso sexual de crianças e de adolescentes, violência doméstica, etc. Nessa mesma temática, o “Delegado Legal” realizará palestras com orientação sobre cidadania e direitos humanos. Outro programa da Polícia Civil, o “Pró-Vida”, trará palestras e ações preventivas para orientar os jovens quanto ao risco do consumo de entorpecentes.
ASSUNTOS: Manaus, Amazonas