Wilson Lima anuncia metas para digitalizar 100% dos serviços no Amazonas
Manaus/AM - O governador do Amazonas, Wilson Lima, ressaltou nesta terça-feira (27) os avanços do estado em políticas públicas de inovação, sustentabilidade e transformação digital. A fala ocorreu durante o Congresso Internacional de Políticas Públicas, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB), que reúne autoridades nacionais e internacionais em Manaus até o dia 29 de maio.
O evento, considerado um dos mais importantes do país na área de controle externo, tem como tema “Desenvolvimento e Controle: Políticas Públicas Descentralizadas e a COP 30”. Na ocasião, Wilson Lima destacou que, desde 2020, o Governo do Amazonas eliminou o trâmite físico de documentos com a integração de todas as secretarias via Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos (Siged), o que gerou economia de R$ 28 milhões em impressões.
Entre os avanços citados, o governador destacou as certificações internacionais conquistadas pela Processamento de Dados do Amazonas (Prodam), como a ISO 27001 e a ISO 27701, que atestam a segurança da informação e a proteção de dados. Com a previsão de obtenção da ISO 20000-1 em dezembro de 2025, o Amazonas poderá ser o único estado brasileiro a reunir as três certificações internacionais.
Wilson Lima também apresentou resultados expressivos na área de governança digital, como a digitalização total dos processos de orçamento e finanças, além da oferta de até 90% dos serviços públicos de órgãos como Sefaz, Detran e Jucea de forma online. Na segurança pública, o sistema “Paredão” implantou 600 câmeras com reconhecimento facial, enquanto na saúde, a Telessaúde permite consultas e diagnósticos remotos.
Wilson Lima reforçou, ainda, os próximos passos do governo: tornar 100% digitais os serviços ao cidadão, integrar todos os sistemas do estado, ampliar a conectividade no interior e regulamentar o uso de inteligência artificial na administração pública. O plano inclui o desenvolvimento de uma plataforma com serviços integrados e interação por linguagem natural, além de programas de letramento digital por meio de microlearning.
O governador foi homenageado ainda no Fórum Tech Gov Norte, realizado paralelamente ao congresso, pelo compromisso com a modernização dos serviços públicos. A Prodam foi novamente destacada como referência nacional pelos avanços em governança digital e pelas certificações obtidas sob a atual gestão.
ASSUNTOS: Amazonas