Visa Manaus fecha drogarias na zona Oeste

Por Portal do Holanda

29/11/2014 11h32 — em Amazonas

Fiscais da Vigilância Sanitária do município (Visa Manaus) interditaram nesta sexta-feira, 28, as drogarias Sofia e Lobo, ambas localizadas no bairro da Compensa 2, zona Oeste. A blitz, que teve a parceria do Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF/AM) encontrou irregularidades como falta de licença sanitária, ausência do profissional farmacêutico, produtos sem acondicionamento adequado e venda de medicamento de distribuição gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Após a interdição das duas primeiras drogarias, os fiscais encontraram o terceiro estabelecimento comercial, a drogaria André Lucas, de portas fechadas. "Isso sempre acontece. Enquanto realizamos nosso serviço em uma drogaria, alguém avisa as demais nas proximidades e elas fecham as portas", esclareceu o fiscal, da Visa Manaus, Wallace Benjamin.

O número de drogarias e farmácias que atuam de forma clandestina na cidade de Manaus ainda é grande, por isso as blitze serão intensificadas pela Visa Manaus. De acordo com a fiscal do CRF/AM, Rafaela Neves, cerca de 300 estabelecimentos continuam funcionando sem a documentação necessária exigida por lei. Ela explica que contribuem para a formação desse número, além de drogarias e farmácias, os laboratórios de análises clínicas e postos de coletas de exames. "Essas irregularidades também estão no foco de nossas ações", completou.

Segundo a fiscal, a situação encontrada nas drogarias fiscalizadas coloca em risco a saúde da população. Na Drogaria Lobo, por exemplo, o estabelecimento funcionava sem o ar condicionado e apresentava ainda problemas de infiltração nas paredes e buracos no forro plástico. Segundo a Visa Manaus, com o forte calor existente na cidade, até mesmo no período chuvoso, torna-se pré-requisito indispensável o uso do ar para garantir a refrigeração necessária aos medicamentos expostos nas prateleiras da loja, sob pena de comprometer sua eficácia no combate às doenças.

Fotos: Rodemarques Abreu