Compartilhe este texto

Verão amazônico começa em julho e deve ter temperaturas acima da média

Por Portal Do Holanda

21/06/2023 14h24 — em
Amazonas


Foto: Portal do Holanda

Começa hoje, 21 de junho, oficialmente o inverno no Brasil, trazendo temperaturas baixas. Mas nas regiões próximas do equador, como a Amazônia Legal, o prognóstico climático para o trimestre de junho, julho e agosto de 2023 é de temperatura acima da média climatológica e chuvas abaixo da média em toda a faixa norte dessa região.

A afirmação é da meteorologista Deydila Bonfim, da coordenação regional de Manaus do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), ao explicar que, ao contrário do que ocorre nesse período nas demais regiões do país, de julho a setembro em Manaus, começa a estação mais seca, popularmente conhecido como “verão amazônico”.

Nesse período do ano, as temperaturas são mais elevadas, em decorrência da menor nebulosidade e, consequentemente, redução das chuvas e neste, especificamente, há influência do fenômeno El Niño.

Deydila observa que as estações do ano são definidas pelo movimento aparente do sol em relação a Terra. “Devido a inclinação do eixo terrestre, nas latitudes mais próximas do equador, não temos as definições clássicas das estações outono, inverno, primavera e verão”, explica.

De acordo com ela, aqui na nossa região, as estações são identificadas em termos de volume de precipitação acumulada ao longo dos meses, tendo duas estações bem definidas: a chuvosa (meses de maior volume acumulado) e a seca ou menos chuvosa (com os menores volumes mensais). Entre estas, temos as estações de transição seca para chuvosa e vice-versa.

A meteorologista destaca que os valores médios de temperaturas máximas ocorrem nos meses de setembro e outubro, com valores próximos a 33,5°C, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Mas em dias eventuais, os registros de temperaturas máximas podem ultrapassar os 36°C.

Deydila chama a atenção ainda para as estimativas que consideram o estabelecimento e evolução do fenômeno El Niño nos próximos meses, que promove o aquecimento anômalo no Atlântico Norte, capaz de influenciar a atividade e posicionamento mais ao norte da climatológica da Zona de Convergência Intertropical. 

“Diante de tais condições, o prognóstico climático para o trimestre de junho, julho e agosto deste ano é de temperatura acima da média climatológica sobre toda a Amazônia Legal e chuvas abaixo da média em toda a faixa norte da Amazônia Legal, conforme publicado no boletim climatológico da Amazônia do mês de maio”, argumenta.

De acordo com Deydila, os dados da estação automática do Inmet em 2022 registraram as temperaturas máximas acima da média no mês de setembro, com registro médio de 35,57°C e ligeiramente acima da média em agosto, 33,98°C e outubro, 34,09°C.

Para este ano, portanto, com o estabelecimento do El Niño e aquecimento anômalo do oceano Atlântico norte, o prognóstico é que temperaturas acima da média predominem sobre a região de forma mais intensa que em 2022 nesse período do ano, finaliza.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas