Compartilhe este texto

Veja a lista dos projetos culturais aprovados na Lei Paulo Gustavo no Amazonas

Por Portal Do Holanda

04/12/2023 18h42 — em
Amazonas


Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Manaus/AM - A lista final dos projetos culturais aprovados para receber recursos da Lei Paulo Gustavo foi divulgada nesta segunda-feira (4). Dos nove editais disponibilizados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, oito deles estão com a listagem de projetos aprovados publicada. Ainda hoje será publicada no portal a relação dos projetos de audiovisual contemplados. 

A Secretaria de Cultura do estado disponibilizou nove editais: Fomento às Artes, Cultura Popular, Cultura Hip Hop, Cultura LGBTQIAPN+, Povos Indígenas, Audiovisual, Povo Negro, Apoio à Micro e Pequena Empresa Audiovisual e Cultura Transforma.

Para conferir os projetos aprovados, basta acessar a área de editais, em seguida "acessar a página principal”, que irá abrir a tela com todos os editais e suas referidas listagens. O link https://cultura.am.gov.br/docs-individuais-lpg também dá acesso aos aprovados. 

Seguindo os termos dos editais, um dos pré-requisitos para concorrer aos recursos do edital foi a inscrição no Cadastro Estadual da Cultura, plataforma que mapeia o setor cultural do estado. Outra obrigatoriedade aos proponentes foi o domicílio no estado, visando fomentar a cultura e os trabalhadores do segmento que desenvolvem projetos no Amazonas. 

Sobre a LPG - A Lei Paulo Gustavo é fruto da articulação de artistas, parlamentares e gestores de cultura, em resposta à pandemia da Covid-19, e vai destinar recursos para ações emergenciais à cultura. Os investimentos a serem alocados no setor têm como principal objetivo a retomada das atividades artísticas e culturais após dois anos de paralisação.

A elaboração dos editais da Lei Paulo Gustavo, no Amazonas, foi resultado de um processo colaborativo e participativo. Foram realizadas mais de 20 reuniões setoriais com a classe artística e fazedores de cultura.

O total de recursos destinados ao Amazonas é de R$ 51.714.200,41. A administração desses recursos ficará a cargo do Governo do Amazonas. Parte significativa dos recursos será direcionada para o interior, visando fortalecer a cultura em todas as regiões. Além disso, uma parcela específica será destinada ao fomento do setor audiovisual.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas