Vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos no Amazonas será retomada após governo voltar atrás

Por Portal do Holanda

17/09/2021 19h12 — em Amazonas

Foto: Ministério da Saúde

Manaus/AM - O Governo do Amazonas voltou atrás na decisão de suspender a vacinação de adolescentes e irá retomar, a partir deste sábado, 18, a imunização contra a Covid-19 para pessoas de 12 a 17 anos sem comorbidades.

A suspensão foi determinada no Amazonas após a orientação do Ministério da Saúde, que foi alvo de críticas de especialistas. Essa suspensão não foi seguida por alguns municípios e estados, que continuaram imunizando os adolescentes normalmente. 

Adolescentes com ou sem comorbidades podem procurar os postos de atendimento e se vacinar em Manaus e nos demais municípios do Amazonas, acompanhado de um responsável maior de 18 anos, além de documento de identidade ou certidão de nascimento, e comprovante de residência. 

O imunizante aplicado continuará a ser o do laboratório Pfizer/BioNTech, único autorizado pela Anvisa para esta faixa etária no Brasil. Como os adolescentes de Manaus ainda não alcançaram o intervalo de 84 dias entre doses, serão aplicadas apenas primeiras doses.

Nesta sexta-feira (17), a Secretaria de Saúde de São Paulo concluiu, após uma análise conjunta com 70 pesquisadores, que a morte de uma adolescente de 16 anos em São Bernardo do Campo, não ocorreu devido à vacina da Pfizer, mas sim devido à Púrpura Trombótica Trombocitopênica (PPT), uma doença autoimune silenciosa e rara que a menina portava.

Confira a lista de Estados que não suspenderam a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades: São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Piauí, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Roraima, Sergipe, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Pará, Rio Grande do Norte, Bahia, Roraima, Acre e o Distrito Federal

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas