Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Unidades de saúde reforçam ações de prevenção no Outubro Rosa

Publicado

em

Faltando pouco mais de uma semana para o final do Outubro Rosa, movimento internacional para o combate ao câncer entre as mulheres, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) reforça as ações de prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do câncer do colo de útero.

Na manhã desta quinta-feira, 22, a Unidade Básica de Saúde da Família – Sul 45 (UBSF – S 45), localizada no bairro Petrópolis, zona Sul de Manaus, promoveu uma ação de saúde com consultas médicas no Centro de Convivência da Família André Araújo. “A programação de hoje faz parte de várias atividades que já estão sendo desenvolvidas pela UBS em parceria com a comunidade durante o mês de outubro, alertando sobre as formas de prevenção ao câncer do colo de útero e o câncer de mama”, informou a enfermeira Rosineide Lopes.



Além das consultas médicas, a unidade de saúde agendou o preventivo de 40 idosas que participam das atividades do Centro de Convivência da Família André Araújo. A UBS também está oferecendo orientações sobre como realizar o autoexame das mamas e intensificando a oferta do teste rápido para sífilis, HIV e hepatite.

Para Deusa Pereira de Melo, 63 anos, as ações do Outubro Rosa têm sido importantes para alertar sobre a prevenção de todas as doenças, não só o câncer. “Realizo todos os exames de saúde anualmente e o Outubro Rosa é muito importante porque chama a atenção da sociedade para a importância da prevenção. Com a ação realizada pela UBS, também terei mais facilidade para acessar os serviços e realizar os exames”, destacou Deusa Melo.

Até o final deste mês todas as unidades de saúde continuarão o trabalho de sensibilização junto à comunidade, realizando ações como a que aconteceu na última quarta-feira, 21, na UBS Morro da Liberdade, no bairro Morro da Liberdade, que em um único dia realizou 80 exames preventivos e 40 solicitações para o exame de mamografia.

Entre as atividades previstas, na próxima quarta-feira, 28, a UBS Megumo Kado, no bairro Educandos, vai organizar, junto com escolas e entidades comunitárias, o “Abraço Rosa”, onde profissionais de saúde, de educação e moradores darão um abraço simbólico no quarteirão da unidade de Saúde, representando o cuidado que todos devem ter com a saúde.
 

+ Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.