UEA faz colação virtual para mais de cem universitários em Manaus UEA faz colação virtual para mais de cem universitários em Manaus

UEA faz colação virtual para mais de cem universitários em Manaus

Por Portal do Holanda

23/07/2020 10h46 — em Amazonas

No ato, estavam presentes as autoridades acadêmicas, o orador e o juramentista - Foto: Bruno Zanardo/Secom

Manaus/AM - A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) iniciou, na quarta-feira (22/07), a sequência de colações de grau em formato virtual para mais de 100 alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Geografia, Letras, Matemática e Pedagogia. A medida integra as ações do Plano de Retomada segura das atividades acadêmicas e administrativas da instituição.

A festa, os abraços, a jogada do capelo e outros momentos tradicionais de uma colação de grau precisaram ser readequados diante da pandemia do novo coronavírus. A UEA, em um momento histórico, realizou a primeira colação de grau virtual para os seus alunos. Serão, ao todo, três dias dedicados às colações de 110 alunos da universidade.

"Nós tentamos organizar a colação de grau em um formato em que o estudante tivesse a sensação da colação presencial. Ela terá toda a dinâmica de uma colação presencial, no entanto os alunos estarão em casa. Estarão aqui as autoridades acadêmicas, o orador e o juramentista. Esses estarão aqui presentes, e os alunos pelo Google Meet farão seu juramento, receberão grau mediado por tecnologia”, explicou a pró-reitora da universidade, Kelly Christiane Souza.

As primeiras cerimônias, realizadas nesta quarta, foram marcadas pela emoção. Estudantes dos cursos de Letras e Ciências Biológicas fizeram seus juramentos ao lado de familiares, mas distantes entre si.

Esse momento a colação de grau se torna ainda mais especial porque estamos todos vivendo uma situação completamente nova, para a qual não estávamos preparados, e se torna especial porque será marcante na vida desses alunos, porque eles serão os primeiros a ter a cerimônia de colação de grau a distância, destacou a coordenadora do curso de Letras, Claudiana Narzette.

+ Amazonas