Manaus/AM - Kettlebell? LPO? Podem ser expressões que você nunca ouviu, mas quem trabalha no ramo da educação física conhece bem os termos. A utilização destes instrumentos esbarra muitas vezes na falta de informações corretas sobre cada um.
Para esclarecer as melhores formas de aplicar ambas atividades no crossfit, a empresa de assessoria física Laborais vai trazer o Professor Alexandre Gurgel até a capital amazonense, para dois dias de palestras e exercícios práticos de kettlebell e LPO.
Os cursos acontecem dias 3 e 4 de fevereiro, das 9 às 17 horas, no Centro de Lutas Luis Neto, na rua Rio Purus, 1.100, anexo à academia Atala, no Vieiralves, com preços a partir de R$ 200,00. Outras informações podem ser consultadas com os contatos são (92) 98414-3180 e 99169-1796.
Kettlebel
Muito conhecido pelos praticantes de atividades funcionais e crossfit, o kettlebell é aquela famosa “bola com alça”, feita de ferro fundido e utilizado em exercícios de força e resistência. Estas características eram importantes também para os competidores que arremessavam o instrumento em torneios, há pelo menos três séculos, disputados principalmente na Europa pré-revolução industrial.
O tempo passou e, ao contrário do aspecto rústico que ainda carrega, o kettlebell viu técnicas serem aperfeiçoadas e sua utilização se modernizar. Em Manaus, a fama cresceu nos últimos anos, ajudado pela explosão do interesse de pessoas comuns em praticar atividades físicas, especialmente aquelas que se assemelham ao seu cotidiano, um trunfo para quem ensina crossfit e exercícios funcionais.
Indicado pela forma como atua em todo o corpo, os pesos também estimulam a melhora da postura e o uso correto das articulações em conjuntos com os ossos e músculos. Pode acreditar, isso demanda concentração, trabalhando o cérebro. Não é uma atividade completa?

LPO
O Levantamento de Peso Olímpico, assim como o kettlebell, pode trazer à memória homens e mulheres musculosos, com corpos definidos e caretas para sustentar todo o peso que levantam sobre suas cabeças. Mas não precisa ser assim o tempo todo.
Mesmo pra quem não tem preparo fisíco, o exercício é liberado. Apesar de o rótulo “exercício de força” ser compartilhado com o Kettlelbell, o LPO depende muito mais da explosão que seu primo de ferragens. Os movimentos são mais unilaterais, repetidos menos vezes por conta do desgaste maior causado pela explosão necessária. A dica: combine os dois.
Mestre em Ciências da Atividade Física, Gurgel tem um currículo respeitável. É professor na pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro, proprietário e responsável técnico da bem-sucedida rede carioca Crossfit Recreio (tem formação em Crossfit Level 2), e ainda é responsável pelo preparo físico de nada menos que o Batalhão de Ação com Cães (BAC) da polícia militar do Rio de Janeiro.
Suas três academias têm atualmente 360 alunos no Rio de Janeiro e as palestras de Gurgel são requisitadas por todo o país. Conhecimento que precisa ser repassado para evitar lesões e fomentar cada vez mais estas atividades no Brasil todo.
"Com a massificação das ferramentas em redes sociais e centros de treinamento, a chance da má orientação aumenta, possibilitando lesões. O aprofundamento teórico e prático, dará ao profissional e ao aluno envolvido, apenas benefícios ao seu rendimento e a sua saúde", explica o profissional.


