TRE-AM se destaca por alinhamento com resolução que inclui mulheres na magistratura

Manaus/AM - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nesta terça-feira (11), a resolução 23.746/25, que reforça a inclusão de mulheres na magistratura dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). A medida, aprovada por unanimidade, altera a resolução 23.517/17 e garante percentuais iguais de cargos para advogadas e advogados nas listas tríplices destinadas à composição das cortes eleitorais. O objetivo é promover maior equidade de gênero no sistema judiciário.
No Amazonas, o TRE já se destaca pela representatividade feminina, com sete magistradas ocupando cargos na corte eleitoral. A presidente do TRE-AM, desembargadora Carla Reis, ressaltou a importância da medida: “A participação feminina deve ser um requisito em todos os setores, especialmente no Judiciário. Essa nova resolução assegura condições justas para advogadas integrarem os órgãos judiciais eleitorais”, afirmou.
A aprovação da resolução ocorreu no mesmo dia do evento "Mulher, presente", promovido pelo TSE em Brasília, reunindo líderes dos Três Poderes e da sociedade civil. Durante o evento, a ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE, enfatizou o impacto da medida para consolidar a equidade de gênero no Judiciário, considerando inaceitável que cargos ocupados por mulheres sejam substituídos exclusivamente por homens.

ASSUNTOS: Amazonas