Tratamento para fumantes ganha ambulatório no Santa Etelvina
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Sálvio Belota começa nesta terça-feira, 26, as atividades da primeira turma do Ambulatório para Tratamento de Fumantes. O oferecimento do serviço será no Espaço Saúde da própria UBS, localizada à rua das Samambaias, s/n, Santa Etelvina, com recepção da turma às 9h.
O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, informou que a UBS Sálvio Belota é uma das 21 Unidades de Saúde que já estão habilitadas e em implantação do serviço de tratamento de fumantes, um atendimento especializado e multiprofissional para as pessoas que desejam abandonar o cigarro. “Os dados do município são de que mais de 7% da população sofre com o vício e o tratamento adequado é oferecido, com todos os esforços, em mais uma das nossas unidades de saúde”, ressaltou Homero.
Os ambulatórios oferecem tratamento e acompanhamento com profissionais médicos, psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, odontólogos e assistentes sociais, entre outros profissionais. Durante o tratamento, o paciente participa de sessões em grupos terapêuticos, com rodas de conversas e atendimento clínico individualizado. Dependendo do quadro clínico, o paciente recebe também acompanhamento com terapia medicamentosa.
Inicialmente, o Ambulatório para Tratamento de Fumantes da UBS Sálvio Belota irá trabalhar com dez pacientes que fizeram a inscrição no programa. Os pacientes irão participar de atividades em grupo com médico, psicólogo e enfermeiro. Durante a inauguração, haverá depoimento de uma servidora da Semsa que abandonou o hábito de fumar depois de participar do programa na UBS Frei Valério Di Carlo, no bairro Novo Israel.
Veja onde estão os ambulatórios em Manaus
Cada ambulatório tem uma programação específica para desenvolvimento das atividades e os interessados no tratamento devem procurar a unidade mais próxima para fazer a inscrição. No ano passado, 62,4% dos pacientes que fizeram o tratamento nas UBSs da rede municipal conseguiram abandonar o fumo.
Todas as zonas geográficas da cidade contam com o serviço, sendo seis ambulatórios na zona Norte; dois ambulatórios na zona Sul; quatro ambulatórios na zona Leste; seis ambulatórios na zona Oeste; e três ambulatórios na zona Rural. Outros dois ambulatórios foram habilitados no Centro de Internação Provisória Dagmar Feitosa e no Centro de Reabilitação em Dependência Química Ismael Abdel Aziz para atender a demanda interna das duas instituições.
População fumante
De acordo com dados obtidos pelo Ministério da Saúde, através do inquérito telefônico Vigitel – 2013 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) realizado em 2013, cerca de 7% da população é fumante no município de Manaus. Além disso, 21,4% da população é considerada como fumante passivo.

ASSUNTOS: Amazonas