“Todos juntos por Manaus” leva asfalto às vias da zona Norte e Leste

Por

24/06/2014 15h29 — em Amazonas

As ruas Preciosa e Sacaca, no bairro João Paulo, zona Leste de Manaus, são as primeiras vias a receber serviço de infraestrutura no bairro por meio do convênio “Todos Juntos por Manaus” – um pacote de obras assinado entre a Prefeitura de Manaus e o Governo do Amazonas - para a melhoria da infraestrutura viária da cidade. As obras, executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, contam com investimento de R$ 110 milhões, sendo 100 milhões do Governo do Amazonas e R$ 10 milhões da Prefeitura de Manaus.

Na rua Preciosa, serviços de asfaltamento, meio-fio e sarjeta são executados por uma equipe de 15 homens, uma retroescavadeira, Patrol na terraplenagem, rolo liso e ‘pé de carneiro’. Nesse primeiro momento foram utilizadas aproximadamente 50 toneladas de asfalto Concreto Betuminoso Usinado à Quente somente nessa via. “Fico bem mais aliviada quando vejo que estão olhando por nós. Precisava ver como era aqui. Não tinha condições de passar com carro. Em dias de chuva a situação era bem complicada”, relatou a dona de casa Walcilene de Oliveira.

A rua Sacaca (cruzamento com a Preciosa) recebeu aproximadamente 280 metros de asfaltamento após passar por processo de fresagem de pavimento asfáltico.  O mesmo trabalho acontece simultaneamente na Itaúba – Avenida principal do bairro Jorge Teixeira que liga a outros bairros da zona Leste da cidade. São serviços de recapeamento com espessura de 7cm. Aproximadamente 1,8 mil toneladas de massa asfáltica já foram utilizadas no local.

Em seguida as ruas Jambu, Melhoral, Boldo, Algodão Roxo e adjacências serão contempladas com serviços de infraestrutura, uma vez que as localidades contempladas no pacote de obras foram mapeadas por equipes técnicas dos distritos de obras, começando pelos bairros que apresentam problemas mais graves em suas malhas viárias.

A Rua Pião Roxo recebeu serviços de asfaltamento e drenagem superficial esta semana. A moradora Maria Eliene, residente há 10 anos na área, agradece o trabalho da prefeitura. “Achei ótimo o serviço que foi feito na minha rua. A prefeitura atendeu a solicitação dos moradores do Jorge Teixeira”, comemora a moradora.

Na Rua Pingo D´Água, uma das vias mais prejudicadas do bairro Jorge Teixeira, a moradora Jucerlane dos Santos acompanha os serviços que estão sendo executados pela Seminf. “Essa rua está quase intransitável, com buracos enormes. Estou ansiosa para que fique logo pronta. Com uma rua boa, vou poder levar minha filha para passear”, comenta a dona de casa.

Já na Rua 5 do mesmo bairro, o militar Carlos Morais relata a situação em que vivia e avalia o trabalho que está sendo executado. “Essa rua era intrafegável! Tinham muitos buracos e quando chovia não tinha por onde escoar a água. Agora posso ver os trabalhos sendo realizados na minha rua e estou feliz. Estou achando um pouco demorado, mas entendo que tem a ver com as fortes chuvas que acarretam a cidade”, comentou o morador.

A Rua 5  recebe, além do asfaltamento, 180 metros de drenagem profunda. Canalização que vai acabar com o problema de acumulo de águas pluviais. 

As vias da zona Norte também são contempladas com o pacote de obras. A rua São Sebastião com a Travessa São Miguel, na comunidade Rio Piorini, recebe preparação de base para, em seguida, ser executado o asfaltamento. O mesmo acontece nas ruas Santa Catarina e Gramado do mesmo bairro. A rua Crateus recebe cerca de 300 metros de drenagem profunda. Sendo utilizados 273 tubos de 1m; 180 tubos de 0,80 e 200 tubos de 0,60. Uma equipe de 30 operários  trabalha na ação. O mesmo serviço está sendo feito simultaneamente na Perimetral que liga aos principais bairros da Zona Norte.

Nestes locais, serão desenvolvidos principalmente os serviços de reciclagem de base, com areia, cimento e o próprio asfalto, formando a base concretada resistente e pronta para receber o CBUQ. A Seminf disponibiliza equipes lotadas nas Divisões Distritais do Jorge Teixeira, Cidade de Deus, São José e Coroado, localizadas na zona Leste, para esses trabalhos. Na zona norte, as equipes são das Divisões Distritais do Novo Israel, Santa Etelvina e Cidade Nova.

Os trabalhos de infraestrutura iniciaram no mês passado e têm a previsão para serem concluídos em 150 dias e beneficiará as comunidades América do Sul, Campos Sales, Celebridade, Colônia Santo Antônio, Grande Vitória, Jesus me Deu, João Paulo, Monte das Oliveiras, Nova Cidade, Novo Israel, Nova Vitória, Parque Solimões, Pontal Cachoeira, Riachuelo, Rio Piorini, Santa Etelvina, Santa Marta, São Luiz, São Pedro e Zumbi dos Palmares. Todas localizadas nas zonas Norte e Sul da capital.