Testemunhas apontam 'Colômbia' como financiador de pesca ilegal no Vale do Javari
Manaus/AM - A Justiça Federal em Tabatinga, no interior do Amazonas, deu início nesta quinta-feira (16) à audiência de instrução e julgamento do processo que apura a atuação de uma organização criminosa ligada à pesca e caça ilegal na região do Vale do Javari. Entre os réus estão Rubén Dario da Silva Villar, o “Colômbia”, e Amarildo da Costa de Oliveira, o “Pelado”, ambos acusados de envolvimento nas mortes do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Araújo Pereira.
A sessão, que mobiliza dez réus no total, começou por volta das 9h30 (horário local) e se estenderá até a sexta-feira. Durante o período da manhã, a Justiça ouviu as testemunhas de acusação apresentadas pelo Ministério Público Federal (MPF), que trouxeram novos e importantes elementos sobre a estrutura do grupo criminoso.
Um depoimento relatou ter presenciado reuniões de pescadores onde o nome de "Colômbia" era citado como o líder e financiador da atividade ilegal dentro da Terra Indígena Vale do Javari. Esses testemunhos corroboram a denúncia do MPF, que aponta Colômbia como chefe de uma organização especializada em crimes ambientais e no tráfico de munições nas áreas de Benjamin Constant e Atalaia do Norte.
A conexão entre a extração ilegal e o mercado externo também foi detalhada. Um representante da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) prestou depoimento confirmando que o pescado extraído de forma ilícita da Terra Indígena era comercializado para "Colômbia" na cidade vizinha da Islândia. O clima de intimidação na região também veio à tona com o depoimento de uma servidora da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). A servidora relatou ter sido ameaçada por pescadores em Atalaia do Norte após uma ação de fiscalização que resultou na destruição de redes usadas pelo grupo criminoso, evidenciando a violência e o risco enfrentado pelos fiscais.
A fase de oitivas prosseguiu no período da tarde com os depoimentos das testemunhas de defesa, além do interrogatório de alguns dos acusados. Entre os réus ouvidos nesta quinta-feira, estiveram Amarildo da Costa de Oliveira ("Pelado"), Amarílio de Freitas de Oliveira, Eliclei Costa de Oliveira, Janio Freitas de Souza, Otávio da Costa de Oliveira e Laurimar Lopes Alves.
Nesta sexta-feira (17), a audiência de instrução e julgamento terá continuidade com a oitiva de outros três réus: Manoel Raimundo Correa, Francisco Lima Correa, e Paulo Ribeiro dos Santos. O depoimento de Rubén Dario Villar, o "Colômbia", apontado como o principal articulador da organização criminosa, também está previsto para ocorrer no dia seguinte.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas, Policial