Tenente coordenador da Funai diz que vai "meter fogo" em índios isolados no Amazonas

Por Portal do Holanda

22/07/2021 12h51 — em Amazonas

Foto: Ilustrativa

O tenente de reserva do Exército, Henry Charles Lima, que é o atual coordenador da Funai no Vale do Javari, se envolveu em uma polêmica ao incentivar um confronto armado entre o povo marubo, que habita no Vale do Javari, no Amazonas, e indígenas isolados que têm surgido na região. 

Em um áudio divulgado pelo Jornal Folha de São Paulo, na manhã de hoje (22), o tenente declara apoio aos marubos e dispara: “Eu vou entrar em contato com o pessoal da Frente e pressionar: Vocês têm que cuidar dos índios isolados, porque senão, eu vou junto com os marubos, mater fogo nos isolados”.

Em outro trecho, o militar da reserva declara: “Não estou aqui pra desarmar ninguém, também não estou aqui pra ser falso e levantar bandeira de paz”. 

Marubos e isolados estão em pé de guerra desde que uma mulher do primeiro povo foi sequestrada por isolados. Ela foi encontrada amarrada após ser abandonada na mata há cerca de 16 dias. Essa é a terceira vez que ela é raptada pelo grupo, mas ainda não se sabe o que estaria motivando os ataques.

A Frente de Proteção Etnoambiental está investigando a situação e ao contrário de Henry, tenta evitar o confronto armado. A assessoria do coordenador da Funai na região, ainda não se pronunciou sobre o áudio.

 

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas