Início Amazonas Teatro Amazonas exibe documentário sobre Amazônia no próximo dia 11
Amazonas

Teatro Amazonas exibe documentário sobre Amazônia no próximo dia 11

Amazônia

Envie
Envie

Para comemorar 65 anos de existência, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) realizará uma sessão especial para o lançamento do filme “Novas espécies - a expedição do século”, no dia 11 de setembro, às 20h, no Teatro Amazonas. O evento, que tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), terá entrada gratuita.

O longa-metragem é um emocionante registro da expedição multidisciplinar de cientistas do Inpa ao Parque Nacional da Serra da Mocidade, em Roraima, um local tão isolado que possui espécies únicas de animais e plantas. Estarão presentes no lançamento o diretor do documentário, Maurício Dias, e o cientista-chefe da aventura, doutor Mario Cohn-Haft.

Dez anos de espera

Nunca houve no Brasil outra expedição com esse grau de magnitude e dificuldade. Um grupo multidisciplinar de 50 pesquisadores-especialistas em mamíferos, aves, répteis e anfíbios, peixes, insetos, fungos, plantas e geologia- e 20 profissionais de apoio - permaneceu 25 dias numa região remota da Floresta Amazônica, chamada Serra da Mocidade.

Essa aventura inédita foi chefiada pelo Dr. Mario Cohn-Haft, renomado ornitólogo especializado em aves amazônicas, pesquisador titular e curador das coleções ornitológicas do Inpa, que vive em Manaus há mais de 30 anos, e que há 10 anos alimentava o sonho de chegar até o local.

“A Serra da Mocidade foi o lugar que identifiquei com as maiores chances de hospedar espécies novas para a ciência. Foi o maior alvo da minha pesquisa e a mais esperada expedição da minha carreira”, afirma Cohn-Haft.

A expectativa por essa grande pesquisa inicia o documentário. Cohn-Haft conta a emoção da descoberta do mapa da Serra da Mocidade, uma região no meio da floresta que, por causa do isolamento, reúne condições para o desenvolvimento de animais e plantas ainda não catalogados.  Mesmo vivendo na Amazônia há três décadas, ele nunca havia estado no local. 

floresta_semcom-inpa_1.jpg
floresta_semcom-inpa_2.jpg
floresta_semcom-inpa_1.jpg
floresta_semcom-inpa_2.jpg
floresta_semcom-inpa_1.jpg
floresta_semcom-inpa_2.jpg

Novas plantas e animais

Mais de 1.500 espécies, entre plantas e animais, foram documentadas pela equipe de cientistas do Inpa, incluindo 95 novos registros para o Brasil e, ao menos, 80 novas espécies para a ciência que continuam em estudo de comprovação. Quatro equipes de filmagem registraram os principais momentos da expedição. Na mata, o trabalho dos cientistas é muito diferente do trabalho nos laboratórios, como mostra o documentário. Eles têm de andar por áreas de difícil acesso para procurar plantas e animais para observação.

Fotos: Divulgação

Siga-nos no

Google News