Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Susam leva atividade educativa sobre aleitamento materno a Centro de Convivência

Publicado

em

O Centro de Convivência da Família da Cidade Nova recebeu nesta quarta-feira (5) uma ação educativa alusiva à Semana Mundial do Aleitamento Materno, que está sendo realizada pela Secretaria Estadual de Saúde. Equipes do Banco de Leite Galileia, que é vinculado à Maternidade Azilda Marreiro, foram ao centro de convivência para levar orientações e distribuir material informativo sobre a importância do aleitamento materno para a saúde dos bebês.

Durante toda esta semana, equipes das maternidades, dos bancos de leite e seus postos de coleta, estão reforçando as orientações sobre o tema. O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, destaca que o aleitamento materno é considerado um grande aliado das ações de combate à mortalidade infantil. “É muito importante o trabalho das equipes de saúde, no sentido de resgatar a cultura do aleitamento materno, de forma exclusiva, até que a criança complete seis meses de vida, sendo mantido até pelo menos os dois anos de idade”, afirmou.

Na maternidade Ana Braga, na zona leste da cidade, a programação da semana foi marcada por uma atividade de capacitação sobre o tema, voltada para os funcionários da unidade. No Instituto da Mulher Dona Lindu, a equipe do Banco de Leite Fesinha Anzoategui, realizou também no período da tarde, no auditório da unidade, uma atividade de sensibilização para a importância do aleitamento materno, que teve como público-alvo as usuárias do serviço.

Tabatinga - A Maternidade Celina Villacrez Ruiz, localizada no município de Tabatinga (distante 1.105 quilômetros de Manaus), também está participando da programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno. Durante esta semana as equipes da unidade, que integra a rede estadual de Saúde, estão realizando ações de promoção do aleitamento materno, com a realização de palestras e distribuição de material informativo sobre a importância da amamentação para a saúde dos bebês.
Na sexta-feira (7), será realizado um ciclo de palestras nas dependências da própria maternidade, com temas como “Direitos da mulher que trabalha e estímulos para as mães trabalhadoras” e “Importância do aleitamento materno como proteção desde o primeiro momento”. As palestras serão abertas à população e também aos funcionários da maternidade e Unidade de Pronto Atendimento.

O tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno este ano é “Amamentação e trabalho: para dar certo o compromisso é de todos”. A amamentação é um direito garantido por lei. Todas as mães têm o direito de amamentar seus filhos, no trabalho, em casa e até mesmo quando estão privadas de liberdade. O artigo 9° do Estatuto da Criança e do Adolescente assegura que é dever do governo, das instituições e dos empregadores garantir condições para que as mães amamentem.

+ Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.