Compartilhe este texto

Susam encerra curso de atualização sobre HIV/Aids

Por Portal Do Holanda

17/09/2015 16h31 — em
Amazonas




Termina nesta sexta-feira (18), o “Curso de Atualização em Infecções Sexualmente Transmissíveis, com ênfase na Aids e  Hepatites Virais”, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam) e que reunião, em Manaus, gestores e profissionais de saúde da capital e de mais 45 municípios do interior. O curso, que integra as ações para reforçar o enfrentamento da Aids no Estado, está sendo realizado no Hotel Express, no conjunto Vieiralves (rua Rio Branco, s/n, bairro Nossa Senhora das Graças). Paralelamente ao curso, desde a última quarta-feira (16), está acontecendo uma reunião técnica de coordenadores municipais de DST/Aids e Hepatites Virais, para discutir o cenário epidemiológico da Aids no Estado, avaliar e alinhar as medidas voltadas para o diagnóstico, tratamento e, também, a prevenção da doença. 
 
Organizado pela Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, o curso de atualização abordou os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) em Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais e outros documentos recentemente lançados pelo Ministério da Saúde. “Os PCDTs são os documentos oficiais do Sistema Único de Saúde (SUS), destinados a estabelecer os critérios para o diagnóstico dessas doenças ou agravos, bem como o tratamento preconizado, incluindo os medicamentos e demais tecnologias apropriadas, as posologias recomendadas, os cuidados com a segurança dos doentes, os mecanismos de controle clínico, o acompanhamento e a verificação dos resultados terapêuticos a serem buscados pelos profissionais de saúde e gestores do SUS”, explicou Silvana Lima, coordenadora estadual de DST/Aids.
 
Reforço – Na abertura do evento, ocorrida na última segunda-feira (14), o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias anunciou uma série de medidas que estão sendo executadas pela Susam, com o objetivo de reduzir os índices da Aids no Amazonas, hoje, entre os estados brasileiros com as maiores taxas de detecção de HIV. Entre as medidas está a criação de um selo de qualidade a ser concedido às maternidades que conseguirem zerar os registros de crianças expostas à transmissão vertical (de mãe para filho) do HIV; a ampliação do número de municípios do interior que passarão a receber, a partir deste mês, o kit maternidade (com medicamentos de profilaxia do HIV), a ser adotado nos casos de mãe HIV positiva; uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), para que a Unidade Móvel da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) – que oferece testes rápidos de HIV e Sífilis – passe a desenvolver atividades voltadas para o público jovem; além do projeto de descentralização do atendimento ambulatorial dos pacientes vivendo com a HIV, que já está em fase final de discussão com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
 

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas