Home Amazonas Susam diz que vai reforçar controle de medicamentos após prisão de funcionário do João Lúcio
Amazonas

Susam diz que vai reforçar controle de medicamentos após prisão de funcionário do João Lúcio

Desvio de medicamentos

Envie
Susam diz que vai reforçar controle de medicamentos após prisão de funcionário do João Lúcio
Susam diz que vai reforçar controle de medicamentos após prisão de funcionário do João Lúcio
Envie

Manaus/AM - A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) se manifestou em nota nesta sexta (1º) sobre o desvio de medicamentos do Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio após a prisão do funcionário terceirizado Roger Lima Duarte.

Segundo a Susam, a investigação que resultou na prisão de Roger é resultado das medidas de controle que vêm sendo adotadas nos hospitais e foram deflagradas pela Polícia Civil a partir de uma denuncia da direção da unidade.

“A ocorrência foi oficializada à Delegacia de Roubos e Furtos em 14 de outubro, mas a direção da unidade já vinha monitorando, em sigilo, com o conhecimento da Susam, o sistema de entrada e saída de medicamentos do setor de farmácia do HPS João Lucio Machado, onde foram observadas inconsistências e verificadas baixas significativas no estoque de itens que não correspondiam ao consumo do hospital”, informaram.

Conforme a direção do HPS João Lucio Machado, o funcionário, que atuava na farmácia da unidade, começou a ser monitorado a partir de setembro, devido às atitudes suspeitas e a observação de divergências significativas na movimentação de estoque.

Ainda de acordo com a secretaria, um exemplo é o Alprostadil, cujo estoque foi abastecido pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) no dia 2 de outubro com 200 ampolas e no dia 8 do mesmo mês havia apenas 100 ampolas, sem registro de uso. O funcionário alegou que os mesmos tinham sido usados em permuta com outras unidades, mas não apresentou processo administrativo comprovando o procedimento, como é de costume. Dois dias depois, o estoque estava zerado, embora tenha sido registrada no período apenas uma permuta de 30 unidades. Também não foi registrada saída para setor ou paciente.

Por fim, a Susam informou que está reforçando o controle das unidades de saúde: “A Susam lamenta atitudes como estas, que prejudicam diretamente os usuários da rede pública de saúde e está tomando todas as medidas para reforçar o controle nas unidades, além de confiar no avanço das investigações da Polícia do Amazonas, inclusive na identificação dos receptadores dos produtos desviados”.

Siga-nos no

Google News