SUS registra mais de 53 mil casos de aborto no Amazonas
Manaus/AM - Um levantamento feito pelo Sistema de Informações Hospitalares (SIH/SUS), do Ministério da Saúde, revelou que, nos últimos 10 anos, mais de 50 mil pacientes foram internadas na rede pública por procedimentos relacionados a abortos no estado do Amazonas.
Entre janeiro de 2015 e agosto de 2025, foram contabilizadas 53.158 internações, colocando o estado como o segundo com maior número de casos na Região Norte, atrás apenas do Pará. A maioria dos procedimentos realizados foi de curetagem uterina, representando 92,8% dos atendimentos.
Nesse contexto, o relatório também mostra que no Norte foram registradas 225.654 internações e 83 óbitos. Enquanto os dados nacionais são de 1,86 milhão de internações neste período. Somente em 2025, até o mês de agosto, foram registrados 3.127 casos no Amazonas.
Os números refletem não apenas a incidência de abortos espontâneos e provocados, mas também a falta de acesso a métodos contraceptivos e a persistência de práticas inseguras, na visão de especialistas. O Ministério da Saúde reforça a importância de políticas públicas voltadas à saúde reprodutiva, educação sexual e acolhimento humanizado nos serviços de saúde.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas