Compartilhe este texto

Suframa sofre injustiça do governo federal, diz deputado

Por Portal Do Holanda

11/03/2014 15h57 — em
Amazonas



O deputado estadual Marco Antônio Chico Preto (PMN/AM) pediu nesta terça-feira, 11, durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado, para discutir a falta de investimentos na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), para o governo federal acabar com a injustiça praticada contra a autarquia, que precisa resgatar sua autonomia administrativa.

Foi anunciada a formação de uma comissão, integrada pelos deputados Chico Preto, Belarmino Lins, Sinésio Campos, Abdala Fraxe e Washigton Régis para elaborar documento que será destinado às lideranças políticas da Amazônia no Congresso Nacional, aos ministros e à presidente da República, Dilma Roussef, apontando a necessidade de se dispensar mais respeito e um olhar diferenciado ao modelo ZFM e à Suframa.

Grito de alerta

Durante seu pronunciamento, Chico Preto lembrou que a recente paralisação dos servidores da autarquia representava “o grito de alerta” de quem não é ouvido e afirmou que o governo federal apena quem tem mérito e beneficia gestões temerárias como a da Petrobras.

Para ilustrar seu pensamento, Chico Preto lembrou que os recursos arrecadados pela Suframa, por meio da taxa administrativa de serviços (TAS), não são utilizados para a realização de obras infraestruturais indispensáveis à interiorização e desenvolvimento da região, mas servem para o governo federal fazer superávit primário, reforçar o caixa do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) e financiar a Petrobras.

“Não queremos financiamentos do BNDES, mas sim que as taxas da Suframa fiquem aqui para financiar o fortalecimento e o desenvolvimento da região”, disse Chico Preto, lembrando que a força política da autarquia está contida, porque, sem recursos, a instituição não pode atender as demandas apresentadas pelos cinco estados da sua abrangência - Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Amapá -, bem como promover a redução do custo amazônico e a ampliação e produção de bens e serviços voltados à sua vocação.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Política, recursos, Suframa, Tas, Amazonas

+ Amazonas