Compartilhe este texto

STF suspende 3º mandato da Mesa Diretora da Aleam e determina nova eleição

Por Portal Do Holanda

29/10/2024 9h15 — em
Amazonas


Foto: Pedro Braga Jr./Portal do Holanda

Manaus/AM - O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta segunda-feira (28) o terceiro mandato da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para o biênio 2025-2027. A decisão foi motivada por uma ação do Partido Novo, que questionou a segunda reeleição da Mesa, realizada de forma antecipada em abril deste ano.

A Mesa Diretora havia sido eleita inicialmente em 2020 e reeleita para o período 2023-2025. Em abril de 2023, os deputados estaduais alteraram a Constituição estadual para permitir uma eleição antecipada para o biênio 2025-2027. Porém, a emenda foi revogada quatro meses depois, levantando suspeitas de manobra para impedir a atuação do STF.

Na decisão, Zanin apontou “efeitos jurídicos relevantes” e indicou uma “aparente fraude” com o intuito de burlar a jurisdição do STF no caso. A Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) apoiaram a decisão de suspender o pleito e convocar uma nova eleição. Esta eleição, por sua vez, pode ser realizada até o dia 31 de janeiro. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas