Início Amazonas STF nega pedido de promotor do Amazonas que chamou Lula de 'bandido' durante sessão
Amazonas

STF nega pedido de promotor do Amazonas que chamou Lula de 'bandido' durante sessão

STF nega pedido de promotor do Amazonas que chamou Lula de 'bandido' durante sessão
STF nega pedido de promotor do Amazonas que chamou Lula de 'bandido' durante sessão

Manaus/AM - O Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o mandado de segurança solicitado por Walber Luís Nascimento, promotor de justiça aposentado do Ministério Público do Amazonas (MPAM). Nascimento buscava trancar a apuração de uma possível falta disciplinar contra ele, instaurada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O procedimento investiga a conduta do promotor em uma sessão de júri em Manaus, no dia 19 de junho de 2023.

O caso está relacionado a ofensas dirigidas a diversas autoridades, incluindo o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Durante a sessão, Walber Nascimento teria utilizado expressões desrespeitosas ao se referir a Lula, ministros dos Tribunais Superiores e outras autoridades do sistema judiciário, gerando grande repercussão. As ofensas teriam ocorrido enquanto o promotor fazia sua réplica à defesa do réu no julgamento.

A investigação conduzida pelo CNMP aponta que o comportamento do promotor foi incompatível com a dignidade das instituições públicas e das funções que exercia. A apuração busca verificar se a conduta de Nascimento violou os princípios éticos e profissionais estabelecidos para membros do Ministério Público.

Apesar da negativa do STF em trancar a apuração, o procedimento disciplinar continua em andamento. O caso segue sendo analisado, e a defesa de Walber Nascimento poderá recorrer às instâncias competentes para contestar as acusações.

Fonte: Amazonas Direito

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?