Sou Manaus: saiba onde embarcar e desembarcar de carro de aplicativo ou táxi
Manaus/AM- Foi anunciado nesta sexta-feira, (29), o plano de mobilidade para o festival Sou Manaus Passo a Paço 2025. A iniciativa visa garantir a segurança e a fluidez do trânsito para o evento que espera atrair mais de 500 mil pessoas ao centro histórico da cidade.
O esquema de trânsito, detalhado em uma reunião com representantes de táxis, mototáxis e motoristas de aplicativo, inclui a criação de três áreas exclusivas para embarque e desembarque, batizadas de Estação #SouManaus. O objetivo é organizar o fluxo de veículos e facilitar o acesso ao festival.
Pontos exclusivos e rotas de acesso
Para evitar congestionamentos e garantir a organização, as áreas de embarque e desembarque serão distribuídas da seguinte forma:
Carros por aplicativo: O ponto principal ficará ao lado da Igreja da Matriz, entre as avenidas Eduardo Ribeiro e Sete de Setembro. Além disso, a faixa da direita da avenida Eduardo Ribeiro, no trecho em direção à Floriano Peixoto, será reservada para esses veículos.
Táxis: Terão um ponto exclusivo na esquina da avenida Eduardo Ribeiro com a avenida Floriano Peixoto.
Mototaxistas e motociclistas de aplicativo: O ponto de parada será na avenida Sete de Setembro, entre as avenidas Epaminondas e Eduardo Ribeiro.
A prefeitura também informou que haverá tendas, bancos, banheiros e pontos de hidratação nesses locais para maior conforto do público e dos motoristas.
Vias bloqueadas e acessos liberados
O acesso de veículos às áreas exclusivas será permitido apenas pelas avenidas Getúlio Vargas e Sete de Setembro. As demais ruas do entorno do evento estarão bloqueadas para carros particulares. A avenida Epaminondas funcionará como um corredor exclusivo para ônibus, e veículos com trânsito livre autorizado poderão acessar a área pela rua Luiz Antony.
Segundo o diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, a organização da mobilidade é fundamental para a experiência do público. "Essa organização especial vai permitir que as pessoas cheguem e saiam do festival com mais tranquilidade, valorizando a vivência cultural que queremos proporcionar", afirmou.
Com o tema "A Festa do Povo Floresta", o #SouManaus 2025 começa no dia 2 de setembro e terá seus dias principais nos dias 5, 6 e 7 de setembro no centro histórico de Manaus.
ASSUNTOS: Amazonas