Setembro: veja como será o clima na região Norte e restante do país
Manaus/AM - O Inmet prevê para setembro de 2025 chuvas próximas à média na maior parte do país, com volumes acima da média no Sul e noroeste do Amazonas, e abaixo da média em setores do Norte, incluindo Roraima, centro-sul do Pará, Acre e Rondônia. No Sul, destaque para chuvas acima de 200 mm entre as mesorregiões do Noroeste e Nordeste do Rio Grande do Sul.
As temperaturas devem ficar acima da média em grande parte do país, especialmente no Pará, Mato Grosso, leste de Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais. No Nordeste e Centro-Oeste também se esperam temperaturas acima da média, enquanto no Sul devem permanecer próximas da climatologia.
Impactos nas culturas agrícolas:
Norte: risco de estresse hídrico para cacau, açaí, fruticultura e pastagens, especialmente no sudoeste do Pará, Roraima e Acre.
Nordeste: chuvas médias beneficiam feijão e milho, mas déficit hídrico é possível no norte do litoral da Bahia e do RN.
Centro-Oeste: temperaturas elevadas podem favorecer colheita de milho segunda safra e algodão, mas afetar soja em implantação e feijão de terceira safra.
Sudeste: chuvas médias beneficiam café e cana-de-açúcar; altas temperaturas exigem manejo hídrico para soja precoce e milho.
Sul: chuvas acima da média e temperaturas elevadas favorecem cana-de-açúcar; excesso de umidade pode dificultar semeadura de trigo, aveia, cevada, centeio e canola, mas lavouras em desenvolvimento tendem a se beneficiar.
ASSUNTOS: Amazonas