Manaus/AM - A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas orienta a vacinação contra Covid-19 com uma nova dose da vacina bivalente para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade, que tenham recebido a última dose da vacina há mais de seis meses.
A orientação segue o Ministério da Saúde alinhado a evidências científicas, com recomendações da Organização Mundial da Saúde mais atualizadas para o enfrentamento da Covid-19. O ministério divulgou a identificação de duas novas sub linhagens do vírus da Covid-19, a JN.1 e a JG.3, no país.
As duas sub variantes não foram registradas no Amazonas e a FVS-RCP segue monitorando o cenário da doença no estado. A diretora-presidente da fundação, Tatyana Amorim, alerta que a imunização é a principal medida de proteção contra o agravamento da doença.
“Idosos e imunocomprometidos integram população mais vulnerável ao agravamento da doença. Reforçamos a necessidade da adesão da população diante da nova configuração do esquema vacinal para prevenir sintomas graves e mortes”, alerta a diretora Tatyana.
A FVS-RCP emitiu, ainda, nesta segunda-feira, uma Nota Informativa, para alertar sobre a importância da atualização do esquema vacinal contra a Covid-19 com a vacina bivalente. O documento está disponível em: https://abre.ai/hBnv .
Novas sub linhagens identificadas
O Ministério da Saúde divulgou a identificação de duas novas sub linhagens do vírus da Covid-19, a JN.1 e a JG.3, no país. De acordo com o ministério, a sub variante JN.1, inicialmente detectada no Ceará, vem ganhando proporção global e já corresponde a 3,2% dos registros em todo o mundo. Já a sublinhagem JG.3, também identificada no Ceará, está sendo monitorada em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Goiás.

