Compartilhe este texto

Servidores em greve fecham entrada do campus da Ufam

Por Portal Do Holanda

24/04/2014 16h29 — em
Amazonas



Técnico-administrativos da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) realizaram a primeira ação de impacto na manhã desta quinta-feira (24), ao fecharem a saída e entrada de veículos da garagem da Prefeitura do Campus para a realização de uma assembleia de greve da categoria na área externa do Restaurante Universitário (RU). O movimento teve início às 5h, com a colocação de barricadas para fechar a saída e entrada de veículos no local, onde foi montada estrutura para a realização da assembleia de greve da categoria, e permaneceu por toda a manhã.

Na assembleia também foram aprovadas, a continuação da greve que já perdura 39 dias e outras propostas de ações incisivas (representativas) como panfletagem na entrada do Campus Universitário, na manhã da próxima segunda-feira (28) e a ocupação do prédio da Reitoria da Ufam, na terça-feira (29) para a realização de uma assembleia de greve nas dependências, visita aos setores para esclarecer e convocar os servidores, que ainda estão trabalhando, a aderirem à greve.

O CLG (Comando Local de Greve) esclareceu que a ocupação do prédio da Reitoria não será um ato de banalização, mas sim democrático, a exemplo do que vem ocorrendo em várias universidades públicas no país, onde está ocorrendo a greve, incluindo a Universidade Federal de Brasília. O CLG deixou claro ainda que na assembleia será garantido tempo (espaço) à representação da Reitoria para que esta possa manifestar sua posição sobre o movimento grevista. Está previsto também a participação de representantes da ADUA (Associação dos Professores da Ufam), DCE (Diretório Central dos Estudantes da Ufam) e Centrais Sindicais de Trabalhadores, através de convites encaminhados pelo Comando de Greve nesta semana.

Na assembleia também ocorreu a votação para escolha dos oito delegados que vão representar o Amazonas na Caravana de Brasília, que vai acontecer nos dias 6 e 7 de maio. Os nomes aprovados foram dos técnico-administrativos Érica, Gisele, Crizolda Araújo, Sebastião Cabral, Socorro, Júnior, Geider e Sebastião. Deste, Érica vai permanecer em Brasília como representante do Estado no CNG (Comando Nacional de Greve) por pelo menos 15 dias, somando esforços a Ana Grijó que já encontra-se no DF.

Ações da greve na Ufam

6ª feira (25/04)

manhã – Ato público na área da saúde (área externa do ambulatório Araújo Lima)

tarde – Reunião do CLG

2ª feira (28/04)

Manhã – Panfletagem na entrada do Campus Universitário e operação tartaruga (7h)

Tarde – Reunião do Comando Local de Greve na CIS

3ª feira (29/04)

Manhã – Ocupação e assembléia no prédio da Reitoria da UFAM

4ª feira (30/04)

Manhã – Panfletagem na entrada do Campus (alusiva às ações do Dia do       Trabalho)

Tarde – Reuniões setoriais do Comando Local de Greve

5ª feira (01/05)

Manhã/tarde – Confraternização na sede da ASSUA (Associação dos servidores da UFAM)

6ª feira (02/05)

Reunião do CLG na CIS (Comissão Interna de Supervisão)

Fotos: Divulgação


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, Manaus, Amazonas

+ Amazonas