Serviços de saúde na Delegacia da Mulher se encerram sexta-feira

Por Portal do Holanda

10/03/2016 20h14 — em Amazonas

Encerra nesta sexta-feira, dia 11, a oferta de serviços de saúde na Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher, no bairro Parque 10 de Novembro. Além de uma Unidade Móvel de Saúde da Mulher disponibilizando exames de mamografia e ultrassonografia, profissionais da rede municipal de saúde organizaram a oferta de atendimento médico, vacinação e de exame preventivo (papanicolau).

Os serviços oferecidos integram a programação do Dia Internacional da Mulher, comemorado dia 08, e resultam da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher. A ideia é promover uma série de ações direcionadas à aquisição de direitos, saúde e bem-estar do público feminino.

O coordenador do Programa Saúde Manaus Itinerante da Semsa, William Terra, explicou que a Unidade Móvel iniciou atendimento na delegacia na segunda-feira, dia 07, encerrando nesta sexta-feira, dia 11.

“A demanda no local para a Unidade Móvel de Saúde da Mulher está muito grande e as 50 vagas diárias para ultrassonografia e as 40 para mamografias estão sendo preenchidas todos os dias desta semana”, esclareceu.

De acordo com o coordenador, essas as ações sociais são importantes para reforçar a prevenção às doenças e a promoção da saúde. Ele lembrou ainda que a Semsa oferece os mesmos serviços durante todo o ano. “Dispomos de Unidades Móveis de Saúde da Mulher, atendendo diferentes pontos da cidade com programação permanente para ofertar ultrassonografias e mamografias”, disse William Terra.

A delegada titular da Delegacia da Mulher, Andrea Nascimento Pereira, explica que a ação é realizada como forma de facilitar e incentivar o acesso do público feminino a diferentes tipos de serviços.

“A delegacia registra entre 700 e 800 boletins de ocorrência ao mês relacionados à violência doméstica e percebemos que essas mulheres, além do problema criminal que precisam resolver, sempre têm pendências em outras esferas da vida, inclusive na área da saúde”, destaca a delegada.

 

Unidades Móveis

Durante esta semana, a Semsa organizou o atendimento com Unidades Móveis de Saúde da Mulher em outros dois pontos estratégicos. Além da Delegacia da Mulher, o serviço está disponível no Studio 5, no bairro Distrito Industrial, e no shopping Via Norte, no bairro Monte das Oliveiras.

Cada uma das Unidades Móveis tem uma oferta diária de 40 exames de mamografia e 50 de ultrassonografia. Para os exames de ultrassonografia (abdominal total, abdominal superior, transvaginal, pélvica, obstétrica, vias urinárias, tireoide e mamas), as mulheres devem apresentar a requisição médica, além da carteira de identidade e do CPF.

No caso do exame de mamografia, mulheres de até 49 anos precisam apresentar requisição médica, RG e CPF. Mulheres com idade a partir de 50 anos não precisam de requisição médica, mas devem apresentar os documentos pessoais.

O atendimento é feito a partir das 8h, quando é entregue as fichas para as pacientes.

Os exames preventivos são disponibilizados nas Unidades Móveis Médico-Laboratoriais, que estão atendendo no conjunto Viver Melhor (bairro Lago Azul), na Escola Municipal Dom Milton Correia (bairro Monte das Oliveiras) e no conjunto Canaranas (bairro Cidade Nova).

A programação completa das Unidades Móveis pode ser acessada no site da semsa.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas