Manaus/AM - Lançado na política pelo ex-governador Gilberto Mestrinho a prefeito de Manaus em 1983, Amazonino Mendes conseguiu fazer sucessores, entre os quais o senador Eduardo Braga, que numa rede social destacou a importância do ex-governador na política amazonense nos últimos 50 anos.
“Amazonino foi o dono do coração de inúmeros caboclos, indígenas, brancos, pretos e pardos que compõem a fascinante demografia do Amazonas”, disse o senador em uma rede social.
“É impossível contar os últimos 50 anos da história do Amazonas sem dedicar importantes capítulos a Amazonino Mendes. Natural de Eirunepé (AM), na calha do Juruá, ele construiu um vínculo afetivo com a população por meio de realizações como o Leite do Meu Filho, o Cartão Direito à Vida, o bumbódromo de Parintins e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), entre outras iniciativas que o tornaram uma liderança política desobrigada a se curvar às imposições do tempo”, destacou Braga.
Braga apontou o conhecimento de Amazonino da máquina pública e a identificação dele com a região, inclusive pelo próprio nome, Amazonino foi governador por quatro mandatos, prefeito de Manaus em três ocasiões, senador em 1991 e o “dono do coração de inúmeros caboclos, indígenas, brancos, pretos e pardos que compõem a fascinante demografia do Amazonas”, afirmou.
O senador afirmou que Amazonino foi referência para as gerações subsequentes de políticos no Estado, como ele próprio. “Muito aprendi com Amazonino Mendes. Ora, dividindo o mesmo barco nas disputas eleitorais. Em outros momentos, em campos opostos. Mas sempre primando pelo respeito e partilhando de um imenso amor pelo nosso Estado”, pontuou.
Para Braga, as vitórias, derrotas, acertos e erros de Amazonino são fontes inesgotáveis de inspiração. “Sua trajetória permanecerá para sempre como uma bússola para quem alimenta o genuíno propósito de servir a população, especialmente a menos favorecida, a que habita as periferias das metrópoles e os rincões mais distantes da Amazônia”.
O senador Omar Aziz, que foi opositor e aliado de Amazonino, também se manifestou nas redes sociais lamentando a morte do ex-governador.
Faleceu hoje não só o homem Amazonino, mas uma figura que entrou para a história política do Amazonas”, disse ele, relatando tê-lo conhecido nos anos 80, quando estava no movimento estudantil e Amazonino era prefeito de Manaus nomeado pelo Gilberto Mestrinho.
“Desde então, já fomos aliados e já estivemos em lados opostos, como determina a democracia. O respeito e admiração sempre foram a marca dessa relação”, disse Omar, desejando solidariedade aos amigos e familiares.



