Semsa participa de ações de combate à violência no trânsito

Por Portal do Holanda

13/11/2014 16h34 — em Amazonas

A Secretaria Municipal de Saúde estará apoiando, no período de 14 a 28 de novembro, a realização da Mostra Pública de Trabalhos de Educação para o Trânsito do Projeto Jovem Multiplicador. A Mostra vai acontecer em sete escolas da Secretaria de Estado da Educação e será composta por atividades como apresentação oral e exposições de painéis, rodas de conversa, sessões de filmes e apresentação de peças teatrais.

O Projeto Jovem Multiplicador compõe o Plano de Ação Local do Projeto Vida no Trânsito, que prevê a realização de ações integradas entre as secretarias de Saúde, Trânsito, Transportes, Infraestrutura, Segurança Pública e outros setores, governamentais e não governamentais, subsidiando gestores nas políticas  de prevenção a acidentes de trânsito com vítimas graves e fatais.

A programação também faz alusão ao “Dia Mundial em Memória as Vítimas de Acidentes de Trânsito”, 16 de novembro, e tem o objetivo de promover a discussão sobre os comportamentos seguros no trânsito, envolvendo a comunidade escolar, operadores do Sistema Único de Saúde e do Sistema Nacional de Trânsito em Manaus/AM para a prevenção aos acidentes de trânsito.

Durante o evento, com o apoio dos órgãos executivos de trânsito Manaustrans e Detran, os alunos também farão blitz educativas orientando condutores e pedestres sobre o uso de equipamentos de segurança e, ainda, comportamentos seguros no trânsito. As instituições promoverão atividades lúdicas durante o evento.

A chefe do Núcleo de Prevenção a Riscos à Saúde por Causas Externas da Semsa, Ana Carolina Leão, explica que Projeto Jovem Multiplicador visa promover o desenvolvimento de ações educativas relativas ao trânsito nas escolas estaduais situadas em perímetros de fluxo intenso, apontados estatisticamente como de alto risco de acidente. “A intenção é realizar ações que possam contribuir para o processo de construção de condutas conscientes e conhecedoras do papel do condutor e do pedestre, promovendo assim a educação de todos por meio de atitudes seguras e conscientes”, informa Ana Carolina.

Para o desenvolvimento das atividades nas escolas, ao longo de 2014, a Polícia Rodoviária Federal capacitou um professor e dois alunos de cada uma das sete escolas da rede estadual de ensino. Na ocasião, houve sensibilização sobre os tipos de acidentes de trânsito, os grupos de vítimas vulneráveis e diretrizes gerais da legislação. Também foram discutidos o plano de ação da Escola e a metodologia a ser utilizada.

“A Semsa, por meio do Projeto Vida no Trânsito, apoia a programação da atividade desde a primeira capacitação, colaborando na execução do projeto nas escolas e a conclusão com a Mostra. A meta da Semsa é realizar a articulação/atuação intersetorial entre setores governamentais e não governamentais, integrando esforços comuns de buscar ações de fortalecimento de políticas de prevenção às lesões e mortes no trânsito, por meio da qualificação, planejamento, monitoramento, acompanhamento e avaliação do Plano de Ação Local do Projeto Vida no Trânsito”, ressalta Ana Carolina.