Semsa estende atendimento às mulheres nas Unidades Móveis de Saúde

Por Portal do Holanda

27/10/2015 9h32 — em Amazonas

O Programa Manaus Itinerante da Prefeitura Municipal de Manaus, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), irá estender o atendimento à população feminina, no centro da cidade. Por conta da grande demanda desde os primeiros dias de outubro, as duas Unidades Móveis de Saúde da Mulher (UMSM), uma localizada no estacionamento do Porto de Manaus e a outra na avenida Ferreira Pena  - ao lado da Secretaria da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) -, irão oferecer os serviços até o dia 27 de novembro. As usuárias irão contar, ainda, com a Unidade Móvel de Saúde Médico-Laboratorial (UMSML) nesses mesmos locais.

Nos bairros Cidade de Deus e Alvorada, as unidades móveis ficam até o dia 30 de outubro. Uma unidade pode ser encontrada no estacionamento da Delegacia da Mulher – na rua Santa Ana, ao lado do 13º Distrito Integrado de Polícia (Cidade de Deus). Outra, estará à disposição na rua Loris Cordovil, em frente ao Centro de Convivência da Família Maria de Miranda Leão (Alvorada).

Em atividades da campanha Outubro Rosa, a oferta de exames foi ampliada em 50% nas unidades móveis. Também serão realizadas 60 mamografias e 50 ultrassonografias, distribuídas em abdominal total e superior (apenas pela manhã); transvaginal, pélvica, obstétrica, vias urinárias, tireoide e mama. Esta última para pacientes com 40 anos ou mais.

Já os procedimentos odontológicos ambulatoriais, realizados pelas Unidades Móveis de Saúde Odontológica (UMSO), poderão ser encontrados na rua Celebridade, em frente à Escola Estadual de Tempo Integral Ana Lúcia, da comunidade Celebridade, bairro Terra Nova; e outra na estrada do Tarumã, próximo à Escola Municipal Cândido Rondon, bairro Tarumã. Neste último local, uma unidade móvel também estará à disposição para consultas generalistas e pediátricas, exames preventivos (Papanicolau), posto de coleta de exames de laboratório, posto de vacinação e entrega de medicamentos. Documentos necessários e recomendações

Para realizar consultas generalistas ou pediátricas, o interessado deve estar munido de RG e CPF ou a Certidão de Nascimento para menores de idade. Para exame Papanicolau, a usuária deve apresentar RG e CPF.

Para garantir um resultado correto, a mulher não deve nas 48 horas anteriores à realização do exame, ter relações sexuais e nem usar medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais.  É importante que não esteja menstruada e evite o uso de duchas. Mulheres grávidas podem se submeter ao exame, sem prejuízo para saúde dela ou do bebê.

A coleta de material pode ser feita mediante a solicitação dos exames, com apresentação do RG e CPF ou da Certidão de Nascimento para os menores de idade.

Em casos de ultrassonagrafia deve ser apresentada a requisição médica, RG e CPF. Para mamografia deve ser apresentado RG e o CPF. Pacientes com até 49 anos devem apresentar a requisição médica. Mais detalhes pelo site: semsa.manaus.am.gov.br

+ Amazonas