Manaus/AM - Manaus tem 85 novos casos de sarampo confirmados, segundo informou o 12º Informe Epidemiológico de Monitoramento do Sarampo divulgado nesta terça-feira (29). Conforme o boletim, houve um aumento de 283,3% dos casos.
O 12º Informativo Epidemiológico de Monitoramento do Sarampo apontou que Manaus registra 775 casos notificados da doença, 199 notificações a mais do que no 11º Informativo. Do total de 775 casos, 115 foram confirmados, 72 casos estão descartados e 588 continuam sob investigação aguardando o resultado laboratorial.
A zona Norte, com 284 casos notificados, continua com o maior número de registros de sarampo. Mas o novo informe apontou um aumento nas notificações na zona Leste de Manaus, passando de 118 para 207 casos suspeitos no período de uma semana. Já a zona Sul registra 166 casos, na zona Oeste são 110 notificações e a zona Rural tem oito casos.
Entre as estratégias de combate à doença, a Semsa continua com a campanha de reforço de vacinação para crianças na faixa etária de seis meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, e já atingiu 74,61% do público alvo, com a aplicação de 142.946 doses da vacina tríplice viral, que imuniza contra sarampo, rubéola e caxumba.
De acordo com a subsecretária de Gestão da Saúde da Semsa, Adriana Elias, o órgão também está buscando a parceria com as secretarias municipal e estadual de educação para ofertar a vacina nas creches e nas escolas de ensino fundamental e médio, inicialmente com intensificação nas zonas Norte e Leste.
“A vacinação é a única forma de prevenção ao sarampo e é essencial que a população procure as Unidades de Saúde para se imunizar, principalmente no caso de crianças, que representam o grupo de maior vulnerabilidade para desenvolver complicações pela doença”, afirma Adriana Elias, lembrando que crianças de até cinco anos representam 54,8% dos casos confirmados e 50,3% dos casos notificados.

