Semed adota projeto para colocar escolas de Manaus entre as melhores do Brasil

As metas do secretário municipal de Educação para a Semed são ambiciosas, como alcançar ainda neste ano o índice do IDEB previsto pelo MEC para Manaus até 2016.O primeiro round desta luta já está vencido, diz Pauderney Avelino, em visita ao Portal do Holanda: “A comida nas escolas, com a Merenda Integral, com 100% de aceitação, é o nosso cartão de visita. Mudou o ritmo das crianças, e com essa mudança temos certeza que vamos alcançar a meta”, afirma.
E se a merenda escolar é a espinha dorsal do projeto educacional da prefeitura de Manaus, o secretário destaca outras ações em andamento, como o programa Mais Educação alcançando 292 escolas até o final do ano, e outras previstas para breve, como um professor e um monitor em sala de aula, contratação de um pedagogo para cada escola e a colocação de 64 creches em funcionamento neste ano. O sisema Positivo para treinamento de professores está fazendo um revolução pedagógica na educaçao do municipio e os estudantes serão submetidos a testes simulados do Ideb para medir o esforço da escola, deles mesmos e dos professores para alcançar a meta.
O secretário anuncia ainda a vinda do Unicef e da Unesco no início de maio para ajudar no planejamento visando a contratação de financiamento de 400 milhões de dólares junto ao BID para a construção e manutenção de novas escolas na capital. Para finalizar, Manaus que nunca teve um Plano Municipal de Educação terá um plano decenal que já está sendo elaborado pela Semed.
“A educação era apenas um detalhe, não a prioridade do sistema de ensino. Não é à-toa esse índice do IDEB abaixo da média”, explica Pauderney, garantindo que essa situação mudou para melhor. “Hoje, o próprio secretário vai aonde está o problema, com isso os gestores se sentem amparados e as coisas funcionam melhor”.
NULL
ASSUNTOS: Manaus, Amazonas