Seleção de Levantamento de Peso Olímpico conquista títulos inéditos para o Amazonas

Por Portal do Holanda

14/03/2016 12h45 — em Amazonas

A seleção amazonense de Levantamento de Peso Olímpico conquistou dois títulos inéditos no Campeonato Brasileiro Sub-20, no Rio de Janeiro, que encerrou neste final de semana. Para ir ao evento, a delegação contou com o apoio do Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). Ao todo, a competição reuniu 44 atletas, no Centro de Treinamento da Unimed (Estrada do Magarça, 6629, bairro de Guaratiba), representando os estados do Amazonas, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo.

Pela categoria Pesado, Eliton Souza faturou a medalha de prata, após conquistar a marca de 195 kg. Já Karol Gomes, assegurou o bronze, depois de cravar 90 kg, pela categoria 56 kg.

"Estamos felizes e orgulhosos com este resultado. A Karol é a primeira mulher amazonense a obter esta conquista e tem muito potencial, pois iniciou na modalidade ano passado e já está colhendo os frutos da sua dedicação. Conseguimos com essas medlahas provar a evolução técnica dos nossos atletas e nos colocar como uma das maiores potências do Brasil", disse o vice-presidente da Federação Amazonense de Levantamento de Peso Olímpico (FALO), Arquimedes Lasmar.

Com o resultado, os atletas estão automaticamente classificados para o Campeonato Sul-Americano de Levantamento de Peso, que acontece em maio, em El Salvador, e tem chances de convocação para as Olimpíadas do Rio 2016. "Ainda existem três vagas para compor a seleção brasileira que vai às Olimpíadas e nós estamos brigando para entrar e temos chances, pois ainda podemos somar pontos em duas seletivas, no Sul-Americano e no Pan-Americano (este último que acontece em julho). Vamos focar nisso", comentou Lasmar.

Mais conquistas

Não foram "somente" as medalhas responsáveis pela alegria da delegação. Pelo contrário. Uma outra conquista também garantiu muita comemoração. Isso porque, a Confederação Brasileira de Levantamento de Peso (CBLP) presenteou o Amazonas com um Kit Olímpico (peso e barra olímpica), que será instalado nas dependências do CTARA (Dom Pedro) e vai proporcionar mais eficiência e qualidade aos treinos. O valor do equipamento é avaliado em R$ 58 mil.

"É a primeira vez que teremos nosso próprio kit olímpico e isse material vai proprocionar mais evolução ao treinamento e vai servir para outras modalidades também, como luta límpica, tiro com arco, atletismo. É um benefício geral e nos consolida como um dos primeiros no Brasil a ter este tipo de equipamento", afirmou Arquimedes, completando que a equipe volta aos treinos nesta segunda-feira, 14, às 18h, na Vila Olímpica de Manaus (Av. Pedro Teixeira, 400 - Dom Pedro).

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas