Início Amazonas Segunda etapa da vacinação contra febre aftosa começa nesta quinta no Amazonas
Amazonas

Segunda etapa da vacinação contra febre aftosa começa nesta quinta no Amazonas

Adaf

Envie
Envie

Manaus/AM - A segunda etapa da campanha “Amazonas Sem Febre Aftosa” inicia nesta quinta-feira (1°), em 21 municípios do Estado. Nessa etapa a vacinação deverá ser realizada em bovídeos, em 19 municípios. Somente em Guajará e Boca do Acre, a vacinação será realizada em todo rebanho.

A expectativa é que sejam imunizados mais de 500 mil animais até o final dessa fase, no dia 30 de novembro. A ação é coordenada pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal e Sustentável (Idam), órgãos vinculados à Secretaria de Estado e Produção Rural (Sepror).

De acordo com a Adaf, na última etapa de maio foram vacinados 626.936 animais. A cobertura vacinal atingiu 99,08%. Atualmente, o rebanho do Estado é de 1.384.241 animais. Os municípios com maior número de animais são Boca do Acre (377.860 de cabeças), Apuí (135.859) e Manicoré (106.886).

Municípios

A campanha dos 21 municípios abrange: Apuí, Barcelos, Canutama, Carauari, Eirunepé, Envira, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Juruá, Lábrea, Manicoré, Novo Airão, Novo Aripuanã, Pauini, Presidente Figueiredo, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e Tapauá, Boca do Acre e Guajará.

Vacina

A vacina pode ser adquirida, em casas agropecuárias credenciadas pela Adaf, ou nos municípios que não possuem esses estabelecimentos, nos escritórios do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam). O preço médio da dose (5 ml) da vacina oscila entre R$ 1,50 e R$ 2,20.

Penalidades 

Quem não vacina e não notifica está passível a penalidades como multa. 

Siga-nos no

Google News