Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Seduc e instituições parceiras dão início à Semana da Consciência Negra

Publicado

em

Com o tema “Negros do Amazonas e as políticas públicas brasileiras”, a Secretaria de Estado de Educação, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, a Secretaria Municipal de Educação e a Universidade Federal do Amazonas deram início, na manhã desta segunda-feira, 16 de novembro, à Semana da Consciência Negra. O evento reúne estudantes, professores e pesquisadores, marcando a celebração ao Dia da Consciência Negra, comemorado nacionalmente no dia 20 de novembro. 

Realizada no auditório Rio Solimões do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Ufam, localizado no bairro do Coroado, zona leste de Manaus, a atividade se estenderá até a próxima quarta-feira, 18 de novembro.

Organizada por meio de palestras e mesas de debate, a ação tem o objetivo de promover a discussão acerca da presença dos negros na sociedade, destacando a luta histórica contra a discriminação racial e a conquista de seus direitos enquanto cidadãos. A programação inclui palestras e mesas de debate tratando sobre os temas: “Direitos Humanos e Questão Negra”; “Segurança Jurídica, Migração e a Questão das Minorias”; “Segurança Pública e Etnicidade”; “Estado Laico, Intolerância e Diversidade Religiosa”, dentre outras.

De acordo com o representante da Seduc e assessor pedagógico da Gerência de Atendimento Educacional à Diversidade, professor Ciro Dantas, a discussão promovida tem um papel fundamental por disseminar, junto à comunidade estudantil, a importância dos eventos que celebram a data histórica. 

A abertura do evento contou com a palestra “As identidades étnico-raciais no Brasil e as políticas de ação afirmativas”, ministrada pela doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e professora do Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia da Ufam, Renilda Costa de Liz, cuja abordagem esteve direcionada aos acontecimentos que se sucederam mediante às relações raciais no país. 

 

+ Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.