Manaus/AM - Mais de 80 mil pessoas em 59 municípios estão sendo afetadas pela seca dos rios no Amazonas, segundo dados da Defesa Civil do Estado.
Até segunda-feira (25), 14 municípios estavam em situação de emergência, 15 em alerta, 30 em atenção. Apenas 3 cidades estão com níveis das águas normais.
O município mais afetado é São Paulo de Olivença, com 23,9 mil pessoas afetadas. Seguido por Benjamin Constant, Amaturá, Santo Antônio do Içá, Tonantins e Atalaia do Norte.
Em Ataílaia do Norte a situação é tão crítica que está prejudicando o abastecimento na cidade. Mais de 5 mil pessoas estão sem acesso à água potável.
O governador Wilson Lima informou, no domingo (24), que o Governo Federal também deve enviar ajuda aos municípios. Ele vai à Brasília para conversar pessoalmente com o presidente Lula ainda nesta terça-feira (26).

